A obtenção de crédito em instituições financeiras pode ser uma grande dor de cabeça para algumas pessoas. Mas o que pouca gente sabe é que é possível acompanhar suas chances de conseguir melhores condições de crédito a partir do Cadastro Positivo, uma ferramenta que ajuda as instituições a avaliar a nota de crédito antes de vendas a prazo ou empréstimos.
Leia também
Na prática, gestores de crédito, como a Serasa, recebem o histórico de pagamentos de faturas como cartão de crédito, parcelamentos, empréstimos e serviços de consumo, que inclui as contas de água, energia e telefonia, por exemplo. A partir das informações, os bancos, as financeiras e as prestadores de serviços definem as condições comerciais e preços ajustados às necessidades e ao perfil de cada consumidor.
“O Cadastro Positivo chegou para facilitar a vida de quem tem bons hábitos de pagamento, está buscando crédito e deseja aumentar as chances de obter ofertas mais personalizadas, com menos juros e com isso, menos endividamento”, ressalta o Serasa.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O histórico contém os valores totais financiados, quantidades e valores de parcelas, assim como o comportamento e a pontualidade de pagamento demonstrados pelo consumidor. Dessa forma, vale ficar sempre de olho nos boletos e não atrasar os pagamentos para aumentar a pontuação e melhorar seu histórico.
A consulta ao Cadastro Positivo, com seu histórico de pagamento e nota de crédito, pode ser feita de maneira gratuita nas plataformas dos birôs de crédito (empresas que reúnem dados sobre o histórico financeiro das pessoas), como no site do Serasa.