As bolsas europeias hoje operam sem direção única, em meio à queda de ações de tecnologia e do setor de bens de luxo, após resultados decepcionantes da holandesa ASML e da francesa LVMH, e com a de Londres favorecida por dados benignos de inflação do Reino Unido. Por volta das 7h40 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 caía 0,34%, a 518,78 pontos.
Leia também
Na terça-feira (15), a ASML – fabricante holandesa de equipamentos para produção de semicondutores – divulgou balanço trimestral desanimador e seu CEO disse que embora a demanda por inteligência artificial (IA) permaneça forte, outros segmentos do mercado de semicondutores estão demorando mais para se recuperar. No horário acima, a ASML caía 3,7% em Amsterdã, depois de tombar quase 16% no pregão anterior.
O alerta da ASML pesou na terça-feira (15) em Wall Street e prejudicou também os mercados asiáticos nesta quarta-feira (16). Já a LVMH decepcionou com seus últimos números de receita. Em Paris, a gigante francesa de artigos de luxo do mundo tinha queda de 2,7%, pressionando concorrentes do setor como Kering (-0,5%) e Hermès (-0,7%).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Por outro lado, desaceleração maior do que se previa da inflação ao consumidor (CPI) britânico em setembro, que melhora as chances de o Banco da Inglaterra (BoE) voltar a cortar juros, levou a libra ao menor nível ante o dólar em um mês e ajuda a impulsionar ações em Londres.
À tarde, quando os negócios nas bolsas da Europa já estiverem encerrados, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde (BCE), fará discurso, um dia antes de a autoridade monetária europeia provavelmente reduzir seus juros pela terceira vez este ano.
No começo da manhã (de Brasília), entre as principais bolsas europeias hoje, a de Londres subia 0,69%, enquanto a de Paris caía 0,39% e a de Frankfurt recuava 0,32%. Já as de Milão e Madri cediam 0,12 e 0,09%, respectivamente, e a de Lisboa ganhava 0,08%.