O Sistema de Valores a Receber (SVR) é um serviço do Banco Central (BC) que permite a consulta sobre algum “dinheiro esquecido” em bancos, consórcios ou outras instituições. O prazo para verificar se você tem algum valor a receber termina hoje, quarta-feira (16), e o montante deve ser pesquisado no site oficial do BC. Ainda estão disponíveis R$ 8,6 bilhões para serem sacados, como o E-Investidor detalhou nesta reportagem.
Como posso acessar meus valores?
Caso surjam dúvidas sobre como e onde pesquisar o “dinheiro esquecido“, você pode seguir alguns passos fornecidos e orientados pelo próprio Banco Central do Brasil.
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Primeiro, deve-se consultar em um site específico do BC para checar se o seu nome está vinculado a algum montante. Essa página é única e oficial.
Não é necessário fazer login. Basta informar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a data de nascimento, ou o Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ) e a data de abertura da empresa, inclusive para empresas encerradas.
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Também é possível consultar valores de pessoas falecidas, informando o CPF e a data de nascimento em questão.
Vale ressaltar que, em casos de dúvidas, o BC tem o “Fale conosco”, uma ouvidoria que atende reclamações contra bancos e instituições financeiras e registra demandas. Também é possível acessar esse recurso pelo telefone 145.
Caso a pessoa tenha algum valor a receber, é necessário selecionar o SVR. Depois, fazer o login com a conta gov.br do Governo Federal , e verificar o nível: para valores de pessoa física, devido ao sigilo bancário, a conta precisa ser de nível prata ou ouro; para valores de pessoa jurídica, é necessário ter a conta gov.br com o CNPJ vinculado (exceto colaborador).
Se o montante tem valor superior a R$ 100, é preciso ativar o duplo fator de autenticação.
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O próximo passo é acessar a opção “Meus Valores a Receber”, aceitar o termo de ciência e identificar quatro fatores na tela do sistema: o valor a receber; o nome e os dados de contato da instituição que deve devolver o valor; a origem (tipo) do valor a receber e; mais informações sobre o próprio valor, quando for o caso.
Como posso solicitar o valor?
Ao acessar o sistema para solicitar a devolução de valores, siga as orientações apresentadas. Se a opção “Solicitar por aqui” estiver disponível, escolha uma de suas chaves Pix e forneça seus dados pessoais, lembrando-se de guardar o número de protocolo para eventuais contatos com a instituição.
Nesse caso, o valor deve ser recebido em até 12 dias úteis, embora a devolução possa ser feita por Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou por Documento de Ordem de Crédito (DOC).
A instituição poderá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informados para confirmar sua identidade.
E se eu não tiver chaves Pix?
De acordo com as orientações do Banco Central, se a opção estiver disponível e você não tiver chaves Pix, entre em contato diretamente com a instituição ou crie uma nova chave e retorne ao sistema.
Caso não haja a opção de solicitação, contate a instituição para combinar a devolução, que pode não ocorrer em até 12 dias úteis.
Como ativar o duplo fator de autenticação?
Segundo informações do BC, para ativar a verificação em duas etapas da sua conta gov.br, primeiro verifique se sua conta está classificada como prata ou ouro, já que cada nível oferece um tipo de segurança diferentes.
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Depois, baixe o aplicativo gov.br disponível para Android e iOS, e faça o login, vinculando seu dispositivo à conta. Acesse a seção “Segurança da conta” e ative a verificação em duas etapas.
É importante garantir que a data e a hora do seu dispositivo estejam sincronizadas com a rede.
Ao realizar o login na conta gov.br, você precisará gerar um código de acesso no aplicativo e inseri-lo para completar o processo.
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