Publicidade

Vídeos

Abertura de Mercado: Sem direção!

A operação possui validade apenas para o pregão desta terça-feira (22)

Abertura de Mercado: Sem direção!
Painel do Ibovespa (Foto: Werther Santana/Estadão)

Persiste uma postura de cautela nos mercados acionários nesta manhã de terça-feira (22). Sem uma agenda econômica relevante, as atenções recaem na corrida eleitoral norte-americana, bem como na fala de autoridades monetárias e na safra de balanços do 3º trimestre. Assim, os principais índices acionários europeus e os futuros de NY negociam em queda, ao passo que a procura por ativos defensivos fica evidente no avanço dos títulos de renda fixa em ambas as regiões, sobretudo, nos rendimentos dos títulos de renda fixa americanos (Treasuries). Contudo, a sessão é de leve enfraquecimento do dólar quando comparado a uma cesta de moedas fortes (DXY).

Em outros mercados, os contratos futuros de petróleo avançam cerca de 1%, mas podem permanecer voláteis, uma vez que os Estados Unidos tentam convencer Israel a renovar o cessar-fogo no Oriente Médio, o que reduziria um pouco os receios de um eventual impacto na produção e tráfego da commodity pela região. Para o minério de ferro, a madrugada foi de queda de 0,52% em Dalian, na China.

O cenário dúbio para as principais commodities, somados ao viés negativo das bolsas no exterior, sugerem comportamento semelhante para os ativos domésticos hoje. Neste sentido, mais cedo em Wall Street, o EWZ, principal ETF da bolsa brasileira lá fora, tinha leve queda, enquanto as ADRs da Petrobras (PETR3;PETR4) e Vale (VALE3) apresentavam leve alta.

Agenda econômica

Brasil

Por aqui, os dados de arrecadação federal de setembro serão conhecidos pela manhã (às 10h30) com expectativa de R$ 201,5 bilhões, após R$ 201,622 bilhões em agosto. Além disso, o Tesouro fará leilão de NTN-B e LFT às 11hrs. Entre os eventos, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, dará entrevista a um canal de TV durante o começo da tarde (13hrs). Enquanto isso, o diretor e futuro presidente do BC, Gabriel Galípolo, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participam da reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial em Washington.

EUA

Às 10hrs o FMI publica suas projeções econômicas. Na agenda, o dirigente do Fed da Filadélfia, Patrick Harker, discursa às 11hrs. Por fim, na safra de balanços, 3M, GM e Verizon divulgam seus resultados do 3T24 antes da abertura dos negócios.

Europa

OPresidente do Banco da Inglaterra (BoE), Andrew Bailey (10h25) e a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde (16h15), farão discursos ao longo do dia.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

 

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.