A XP lançou nesta terça-feira (22) uma nova ferramenta de reinvestimento automático de dividendos de ações e de fundos negociados em Bolsa de Valores. Disponível no aplicativo, o investidor pode selecionar até cinco ativos de cada classe e definir percentuais de alocação de acordo com a sua estratégia.
Leia também
Para acessar a função, o usuário deve ir em em “Serviços”, na plataforma, depois em “Reinvestimento de proventos”. O próximo passo é escolher os ativos da carteira que deseja utilizar para destinar o reinvestimento dos dividendos. Em seguida, o cliente deve escolher como gostaria de alocar o valor do seu reinvestimento entre as opções selecionadas. Será possível alterar as configurações da ferramenta até um dia antes da execução do reinvestimento.
Os clientes também têm a opção de personalizar a data de realização da operação, escolhendo qualquer data entre o 1º e o 18º dia útil do mês, em ambos os produtos (fundos listados e ações). Antes de cada reinvestimento, a nova funcionalidade da XP valida ainda se a operação está em conformidade com o perfil de risco do investidor, garantindo que a operação respeite os limites de risco de cada cliente.
José Tibães, responsável pela plataforma de fundos da XP, destaca que a inovação procura proporcionar maior flexibilidade e melhor gestão de carteira para os investidores. “Além disso, apoiamos e otimizamos o trabalho do assessor de investimento que fazia esse serviço manualmente para os clientes”, completa.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os dividendos, “queridinhos” dos investidores, representam uma parcela do lucro de uma empresa ou fundo repassada aos cotistas, proporcionando uma fonte de renda regular. Além da possível valorização das ações ou cotas, o investidor também pode receber esses rendimentos de forma recorrente, contribuindo para o retorno total do investimento ao longo do tempo.
Com a função de reinvestimento automático dos proventos, os usuários podem maximizar seus rendimentos de dividendos ao potencializar o efeito dos juros compostos no longo prazo. Isso ocorre porque os juros não incidem apenas sobre o valor investido inicialmente, mas também sobre o que foi sendo reinvestido ao longo do tempo, possibilitando um crescimento exponencial do patrimônio.
Neste ano, o BTG Pactual também passou a oferecer a funcionalidade de reinvestimento automático de dividendos para os seus investidores. Mais detalhes podem ser conferidos nesta matéria, que explica como ativar a função no aplicativo do banco.