Nesta quarta-feira (23), ocorreu o Bloomberg New Economy, evento promovido pela Bloomberg que reúne grandes executivos e autoridades para discutir desafios econômicos globais – como a transição energética. Um dos painelistas foi o fundador da Microsoft, Bill Gates. O megaempresário da tecnologia discursou na figura de presidente da Fundação Gates e fundador da Breakthrough Energy, conglomerado que busca acelerar a inovação em energia sustentável e para a redução de emissões de gases do efeito estufa.
Leia também
Poucas semanas antes da eleição nos Estados Unidos, Gates ressalta que a energia nuclear é “bipartidária”, já que garante a segurança energética e climática, ainda que haja autoridades céticas em relação à importância da transição energética. “As empresas tecnológicas querem ser clientes de energia verde”, afirma Gates.
Donald Trump está errado
Questionado sobre como analisa os planos de Donald Trump de aumentar tarifas para as importações, Gates demonstra discordância. Para ele, está ação piora o ambiente econômico para os Estados Unidos, com impactos sobre a população. “Não (faz sentido), e há uma dificuldade de convencer os votantes de que o livre comércio é de grande valor”, afirma o fundador da Microsoft.
Sobre o Brasil, Gates vê uma situação que pode ser parecida com os EUA. “Tem um partido contra as questões climáticas e que não se preocupa com a Amazônia, e tem um partido que liga pra isso. O mundo inteiro tem esse problema”, afirma.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos