Publicidade

Tempo Real

Ibovespa futuro avança após surpresa na prévia da inflação; balanço da Vale (VALE3) fica no radar

A mineradora divulga seus resultados trimestrais após o fechamento dos mercados. Confira as previsões

Ibovespa futuro avança após surpresa na prévia da inflação; balanço da Vale (VALE3) fica no radar
Ibovespa é o principal índice da Bolsa. (Foto: Adobe Stock)

O índice Ibovespa futuro abriu nesta quinta-feira (23) em alta de 0,38%, chegando aos 131.245 pontos. O avanço se dá com atenções voltadas a balanços do terceiro trimestre, especialmente o da Vale (VALE3) – veja o que esperar do resultado aqui. Entre os indicadores, fica no foco o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) – considerado a prévia do IPCA. Confira aqui a agenda completa do dia.

O ambiente positivo nas bolsas ocidentais e o avanço do petróleo em torno de 0,40% podem impulsionar o principal índice da B3 futuro. O minério de ferro é contraponto, após ter caído 0,26% na China, mas, por ora, não impacta os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale, que subiam 0,19% no pré-mercado de Nova York por volta das 9 horas (de Brasília).

Vale (VALE3)

A mineradora está no centro das atenções dos investidores nesta quinta-feira. Após o fechamento do mercado, a Vale, Multiplan (MULT3) e a Suzano (SUZB3) divulgam os resultados do terceiro trimestre.

Entre as opiniões do mercado sobre a Vale, a do Itaú BBA é o mais pessimista, afirmando que o lucro líquido da mineradora pode desabar até 65,5% no terceiro trimestre de 2024 em relação ao terceiro trimestre de 2023. O E-Investidor ouviu mais sete casas e comparou suas previsões nesta matéria.

  • Veja também o calendário de balanços do terceiro trimestre neste texto

IPCA-15

Além dos balanços, ganha notoriedade nos mercados locais o IPCA-15, que contém uma prévia dos rumos da inflação, medida pelo IPCA.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo dados recém-publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA-15 subiu 0,54% em outubro, após ter avançado 0,13% em setembro. Com o resultado, o indicador registrou um aumento de 3,71% no acumulado do ano. Em 12 meses, a alta foi de 4,47%, ante taxa de 4,12% até setembro.

O resultado ficou acima da mediana das estimativas dos analistas do mercado financeiro consultados pelo Projeções Broadcast, que apontava para aumento de 0,51%. O intervalo das projeções ia de alta de 0,40% a avanço de 0,60%.

Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.

Com informações do Broadcast

Publicidade