O saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser mais do que apenas uma reserva para momentos de necessidade. Com um planejamento adequado, é possível utilizar esse recurso para fazer seus recursos renderem e alcançar seus objetivos financeiros mais rapidamente.
O que é FGTS?
O FGTS é um benefício garantido aos trabalhadores com carteira assinada, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e funciona como uma proteção financeira em caso de desemprego. Mensalmente, o empregador deposita 8% do salário do funcionário em uma conta vinculada ao contrato de trabalho, administrada pela Caixa Econômica Federal. Esse saldo acumulado pode ser sacado em determinadas situações, como veremos a seguir.
Quando e como sacar o FGTS?
Originalmente, o FGTS só permitia o saque-rescisão, disponível em casos específicos, como demissão sem justa causa, doenças graves ou aposentadoria.
Leia também
Porém, a partir de 2020, o governo lançou o saque-aniversário, que permite ao trabalhador retirar uma porcentagem do saldo anual, no mês do seu aniversário. A adesão a essa modalidade é opcional e pode ser feita por meio de aplicativos do FGTS ou da Caixa.
O que é o Saque-Aniversário?
O Saque-Aniversário é uma modalidade oferecida pelo FGTS que permite ao trabalhador retirar uma parte do saldo de sua conta do fundo uma vez por ano, no mês de seu aniversário. A adesão a essa modalidade é opcional e, ao escolhê-la, o trabalhador abre mão do saque integral do FGTS em caso de demissão sem justa causa, mantendo apenas o direito à multa rescisória de 40% sobre o saldo total.
O que é a antecipação do FGTS?
A antecipação do FGTS é uma modalidade de crédito em que o trabalhador pode utilizar o saldo disponível no Fundo de Garantia como garantia para obter um empréstimo. Nesse modelo, o cliente recebe o valor de até 12 parcelas de forma adiantada e, em troca, o banco retém as parcelas futuras do saque-aniversário do FGTS para quitar a dívida.
A modalidade de saque-aniversário permite que o trabalhador retire parte do saldo do FGTS anualmente, no mês de seu aniversário. No entanto, ao optar pela antecipação, o cliente do Nubank pode adiantar esses valores em uma única parcela.
Como investir o dinheiro do FGTS?
Segundo o blog do banco Inter, a aplicação padrão do FGTS rende 3% ao ano mais a Taxa Referencial (TR), uma taxa que, embora segura, é considerada baixa. No entanto, existem maneiras de investir o saldo em opções que podem trazer retornos mais atrativos a longo prazo.
Renda Fixa
Os investimentos em renda fixa, como o Tesouro Direto, CDBs, LCIs e LCAs, apresentam rentabilidade acordada no momento da aplicação no título, oferecendo maior segurança e sendo indicados para quem está começando a investir.
Renda Variável
Os ativos de renda variável, como ações, fundos de investimento, BDRs e ETFs, têm maior potencial de retorno, mas são mais voláteis. Para quem tem perfil arrojado e busca resultados a longo prazo, essa categoria é uma opção interessante. Desde 2022, o trabalhador também pode investir até 50% do FGTS em ações de empresas estatais privatizadas, como ocorreu com a Eletrobrás.
Abrir uma empresa
O saldo do FGTS pode ser usado para realizar o sonho de abrir um negócio, eventualmente como capital inicial para o empreendimento. Esse investimento pode ajudar na criação ou expansão da empresa, possibilitando a realização de planos de negócios estruturados.
Investir para aposentadoria
Utilizar o FGTS para complementar a aposentadoria é outra estratégia para garantir uma melhor qualidade de vida no futuro. Além de aplicar em renda fixa, é possível optar por uma previdência privada, realizando uma renda adicional ao se aposentar.
Investir em uma reserva de emergência
O FGTS pode, ainda, ser destinado à construção de uma reserva de emergência, essencial para lidar com imprevistos. Nesse caso, o mais indicado são aplicações de renda fixa com títulos mobiliários diários, como o Tesouro Selic e certos CDBs.
Como consultar o saldo do FGTS?
A consulta ao saldo do fundo é realizada por meio do aplicativo FGTS, disponível para download para Android e IOS. Após instalar o aplicativo basta seguir o passo a passo:
- Abra o aplicativo e clique em “Cadastre-se”;
- Preencha os dados solicitados;
- Crie uma senha numérica de pelo menos seis dígitos;
- Em seguida será enviado um código via SMS no telefone cadastrado para a ativação da conta, digite o código recebido no aplicativo;
- Após a ativação complete o seu cadastro, respondendo sobre a sua vida profissional;
- Para finalizar o seu cadastro leia e aceite as condições de uso do aplicativo, clicando em “Concordar”.
Após completar o cadastro, você terá acesso completo ao aplicativo. Na primeira tela, visualize o saldo total do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na aba “Saldo total”.
Publicidade
Colaborou: Gabrielly Bento.