A criptomoeda Dogecoin se destaca nesta quarta-feira (13), após Donald Trump confirmar que Elon Musk será o chefe do chamado “Departamento de Eficiência Governamental”, cuja nome faz referência ao ativo e leva a sua abreviatura (DOGE). O CEO da Tesla e da SpaceX ocupará o cargo ao lado do empresário americano Vivek Ramaswamy.
Leia também
Os dois trabalharão para fornecer “conselhos e orientações”, disse Trump em uma publicação nas redes sociais. O republicano explicou que eles atuarão com autoridades da Casa Branca para “impulsionar uma reforma estrutural em larga escala” e realizar um desmonte da burocracia governamental, o que envolve a eliminação de regulamentações excessivas, o corte de gastos desnecessários e a reestruturação de agências federais. Trump ainda acrescentou que o trabalho do departamento terá de ser concluído até 4 de julho de 2026.
A relação entre o nome do órgão e a criptomoeda Dogecoin impulsionou a alta do ativo. Nas últimas 24 horas, a cripto exibe ganhos de 13,8%, estando cotada a US$ 0,4156, segundo dados da plataforma CoinGecko. Nos últimos sete dias, o ativo já acumula valorização de 118,2%, tendo sido favorecido pela vitória de Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos e pela expectativa, agora confirmada, de que o republicano indicasse Musk para um cargo em sua gestão.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O histórico do dono da Tesla com o a Dogecoin é longo, sendo que seus comentários em redes sociais já geraram diferentes disparadas do ativo. Em 2023, o bilionário chegou a alterar a interface do então Twitter (hoje X) incluindo o símbolo da moeda digital no lugar do seu tradicional pássaro azul. Com a troca, a criptomoeda chegou a disparar mais de 30%.
Musk também já pensou em incluir a Dogecoin como uma opção de pagamento para carros da Tesla e foi inocentado em um processo bilionário em que era acusado de ter manipulado os preços do ativo com suas declarações. Os investidores que moveram a ação coletiva acusaram o empresário de ter usado suas publicações no então Twitter e pagado influenciadores digitais para lucrar com as negociações do token, além de ter aproveitado sua aparição no programa “Saturday Night Live”, da NBC, em maio de 2021, para alavancar a moeda.
Vale lembrar que a Dogecoin é uma memecoin, ou seja, um criptoativo baseado em um meme da internet, mais especificamente o meme “Doge”, envolvendo um cão da raça Shiba Inu. A moeda foi desenvolvida em 2013 por Jackson Palmer e Billy Markus de maneira estruturada, utilizando o blockchain para descentralizá-la e com funcionamento ponto-a-ponto, não sendo necessária a existência de um servidor ou de uma autoridade central.