Publicidade

Tempo Real

Ethereum (ETH) dispara quase 8% hoje. Criptomoeda pode subir mais?

Para analistas, o ativo está enfrentando um movimento de alta tardio em relação ao Bitcoin

Ethereum (ETH) dispara quase 8% hoje. Criptomoeda pode subir mais?
O bitcoin e o ethereum são as maiores criptomoedas em valor de mercado (Foto: Envato Elements)

O Ethereum (ETH) acumula uma valorização de 7,9% nas últimas 24 horas, cotado a US$ 3.331,82. Analistas do mercado explicam que a disparada ocorre como um movimento tardio da alta que o Bitcoin (BTC) vem experimentando nos últimos dias, motivada, em grande parte, pela vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. A expectativa é de que o republicano afrouxe as regulações sobre o setor.

“Basicamente, o Ethereum está disparando hoje devido a um atraso em relação à alta do Bitcoin. A cripto não tinha subido o suficiente na comparação com o BTC e agora está correndo atrás desse atraso”, explica Virgílio Lage, especialista da Valor Investimentos.

Francis Wagner, head de criptomoedas da Hurst Capital, compartilha a mesma opinião. Ele afirma que, como o Bitcoin é a maior moeda do segmento de criptoativos, ele tende a arrastar o restante do mercado, incluindo o Ethereum. Outro ponto que favorece a alta da criptomoeda, em sua opinião, são os fluxos positivos nos ETFs (fundos de índice) de Ethereum, negociados em Bolsa de Valores. “Esses fluxos, somados ao cenário macroeconômico favorável, indicam que o Ethereum pode continuar sua trajetória de valorização nos próximos dias, acompanhando o otimismo geral no mercado cripto”, afirma.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Rumores sobre uma possível análise da Securities and Exchange Commission (SEC) – a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) americana – de um mercado de opções de ETFs de Ethereum também movimentam o mercado. De acordo com o portal Cointelegraph, o órgão regulador dos Estados Unidos estaria analisando um pedido para listar opções vinculadas a esses fundos.

“Esse tipo de produto tende a ampliar a estratégia dos investidores – e até aumentar a especulação. Com isso, o Ethereum acaba ganhando um pouco de fôlego de alta. E, claro, repercute, de fato, no mercado especulativo”, destaca Beto Fernandes, analista da Foxbit.

Segundo ele, outro fator que ajuda a criptomoeda é que a Sui Network, blockchain descentralizada, passou por uma interrupção de algumas horas na manhã desta quinta-feira (21). “A Sui é considerada uma ‘Solana Killer’, ou seja, uma rede que tende a ser mais eficiente que a Solana (SOL). Nessa narrativa, a mesma Solana se apresenta como uma ‘Ethereum Killer’. Assim, com a queda de um concorrente como a Sui, não só a Solana se beneficia com a confiança dos investidores, como também o próprio Ethereum”, explica Fernandes.

Valter Rabelo, head de ativos digitais da Empiricus Research, fornece ainda uma outra explicação para a alta do Ethereum nas últimas 24 horas. De acordo com ele, a criptomoeda se recupera, após ter sido penalizada pela pressão de venda, em especial da Celsius, provedora de serviços em cripto falida, que estava se desfazendo das suas posições.

Vale a pena investir em Ethereum agora?

Diante da forte alta do Ethereum, investidores podem se questionar se vale a pena investir na criptomoeda ou se ela deve passar por um movimento de correção. Na visão de Lukas Rocha, Core Team ICP HUB Brasil, a criptomoeda é um ativo fundamental de se ter em mãos. Além de ser necessária para pagar as taxas de interações na rede EVM (máquina virtual que opera como um ambiente de execução para contratos inteligentes da rede Ethereum), é uma das principais moedas do universo cripto. “Quanto à compra ou venda de ativos, é uma decisão muito particular, mas ciente que sempre há correções pelo caminho”, diz.

Publicidade

Já Wagner, da Hurst Capital, acredita que, apesar da alta recente, o Ethereum pode subir ainda mais, sem, no entanto, superar o desempenho do Bitcoin, principalmente porque ambos têm propostas e funções diferentes dentro do ecossistema cripto. “O Bitcoin é visto como uma reserva de valor, enquanto o Ethereum continua sendo a principal plataforma para DeFi (finanças descentralizadas) e contratos inteligentes”, explica.

Apesar da visão positiva em relação à criptomoeda, no curto prazo, a tendência é que o mercado especulativo siga forte, o que traz mais riscos aos investidores. Se de um lado a pressão dos contratos futuros pode empurrar o preço do ETH para cima rapidamente, o contrário também é verdade. “No médio e longo prazo, a tecnologia já se provou como uma das principais do mercado. Apesar das concorrências, o Ethereum ainda é dominante no setor de DeFi, com uma rede bastante confiável. Isso tende a ser precificado em um momento em que o BTC não esteja sendo o foco das atenções, podendo favorecer o investidor mais paciente”, reforça Fernandes, da Foxbit.

Para Rabelo, da Empiricus Research, o Ethereum ainda está desvalorizado, valendo a pena manter exposição a ele dentro do portfólio em criptomoedas. “Uma das métricas que a gente olha aqui é a capitalização de mercado do ETH em relação à capitalização de mercado do BTC e ela tem caído bastante. Parece estar próxima de um fundo nesse atual momento, então a criptomoeda ainda não subiu demais”, afirma.