O novo Governo americano ainda nem começou, mas já provoca alvoroço entre os investidores mundo afora… Na segunda-feira (25), o presidente eleito Donald Trump disse que os Estados Unidos vão impor tarifas adicionais à China, México e Canadá, aumentando as preocupações sobre suas políticas de “América em Primeiro Lugar” –nesse ambiente, as ações de montadoras e mineradoras lideram as quedas entre as ações europeias, mas os índices futuros de Nova York tentam se manter em alta, diante da promessa de tarifas extras de 10% sobre importações chinesas e impostos de 25% sobre todos os produtos do México e Canadá, reforçando o chamado Trump Trade.
Leia também
Em outros mercados, o dólar e os rendimento dos títulos de renda fixa americano (Treasuries) sobem, os contratos futuros do petróleo têm leve alta, depois de despencarem quase 3% na véspera, com o mercado avaliando as ameaças tarifárias americanas e o progresso no acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah, enquanto os preços futuros do minério de ferro também tiveram alta modesta em Singapura, diante da produção das siderúrgicas chinesas em nível elevado para o padrão de um início de baixa temporada –em Dalian a commodity subiu 0,32%, cotada aos US$ 108,15 por tonelada.
Por aqui, mais do mesmo: a expectativa pelo anúncio de um pacote fiscal deve continuar limitando o apetite ao risco. Ontem, a Ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse que a decisão sobre o pacote de cortes de gastos públicos “dificilmente” será divulgado hoje e esse novo adiamento deve continuar pressionando alguns ativos, como os juros futuros e o dólar.
Agenda econômica
Brasil
OPresidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da abertura do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em Brasília (11h), o Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e os diretores participam da 59ª reunião do Comitê de Estabilidade Financeira (10h e 14h) e a Comissão Mista de Orçamento (CMO) da Câmara se reúne para discutir a tramitação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025 (LDO -PLN 3/24) e do projeto do Orçamento de 2025 (LOA –PLN 26/24).
EUA
O foco estará na ata da última reunião do Federal Reserve, publicada excepcionalmente hoje (16h), devido ao feriado do Dia de Ação de Graças no final da semana. Destaque também para os dados de confiança do consumidor e das vendas de moradias novas (12h).
Europa
O economista-chefe do Banco da Inglaterra (BoE), Huw Pill, testemunha em sessão da Câmara dos Lordes no parlamento (12h).
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos