O Ibovespa hoje fechou em alta, em dia marcado pela divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) e pela ata do Federal Reserve (Fed). Nesta terça-feira (26), a principal referência da B3 finalizou a sessão em alta de 0,69%, aos 129.922,38 pontos, depois de oscilar entre máxima a 130.360,79 pontos e mínima a 129.042,24 pontos.
Leia também
O IPCA-15 ficou em 0,62% em novembro, 0,08 ponto percentual acima do resultado de outubro (0,54%). “Para os próximos meses, destacamos alguns fatores que podem gerar pressões sobre o cenário inflacionário brasileiro. Primeiramente, a recente desvalorização da taxa de câmbio, que vem afetando custos de bens industriais e agrícolas, deve ser repassada para os preços dos bens aos consumidores. E, diante da perspectiva de que o mercado de trabalho continue apertado, os preços de serviços devem seguir pressionados”, afirma Gustavo Sung, economista-chefe da Suno Research.
No exterior, a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed) foi monitorada pelos investidores. No documento, dirigentes da autoridade avaliaram que a incerteza sobre o nível neutro dos juros torna apropriado que o banco central americano reduza a taxa básica de maneira gradual. Segundo eles, é necessário equilibrar dois riscos contraditórios: o de cortar juros com muita rapidez e o de ser lento demais no processo de relaxamento monetário.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Para os próximos dias, investidores seguem à espera do pacote de corte de gastos do governo Lula. Segundo apurou o Broadcast, o anúncio das medidas pode ficar para quinta-feira (28). Como a divulgação das propostas já foi sinalizada e adiada diversas vezes, até mesmo interlocutores que acompanham as discussões de perto preferem evitar cravar uma data.
Para Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, existe uma certa dúvida se o pacote atenderá as necessidades do mercado. “É claro que é um projeto robusto e que precisa ser tramitado com toda a delicadeza. Mas o fato de ter demorado tanto e ter sido tão postergado é algo que desgasta muito os investidores”, diz.
Quem liderou os ganhos do Ibovespa hoje foram as ações da Brava Energia (BRAV3), que registraram valorização de 9,33%. A empresa informou mais cedo, em comunicado ao mercado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que assinou em novembro os principais contratos para a primeira campanha integrada de desenvolvimento nos campos de Atlanta e Papa-Terra.
Do lado oposto do índice da B3, os papéis da BRF (BRFS3) cederam 2,31% e sofreram a principal queda do Ibovespa hoje. Ao Broadcast, Rodrigo Brolo, sócio da AAX Investimentos, explicou que o movimento foi “técnico”, típico de montagem e desmontagem de posição. “Mas nada de realização, porque o papel segue bem lateral nos últimos meses”, ponderou.
Como é calculado o índice Ibovespa?
O sistema de pontos do índice da B3 busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a R$ 1. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 130 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Publicidade
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do Ibovespa hoje reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do índice Ibov sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
*Com informações do Broadcast