O Portolan Equity Strategy Seleção é um fundo hedgeado, ou seja, o investidor brasileiro investe na moeda local e não há efeito da variação do dólar no rendimento. A estratégia busca oportunidades entre empresas com valor de mercado entre U$ 100 milhões e U$ 3 bilhões. O portfólio conta com cerca de 100 companhias, divididas entre posições de longo prazo de maiores convicções, que representam 2/3, e novas posições e reciclagem de capital, que correspondem a 1/3 do patrimônio.
“O mercado norte-americano é o maior do mundo, com muitas oportunidades em empresas da economia local que até agora eram mais difíceis de serem acessadas. A estratégia permitirá que os investidores brasileiros tenham uma alocação complementar ao S&P 500, com ações mais sensíveis ao ritmo de corte de juros do Fed (Federal Reserve, o banco central americano) e ao desenvolvimento da economia americana”, disse Bernardo Queima, presidente executivo (CEO) da Gama Investimentos, em nota.
Queima afirma que, além disso, o momento é “muito oportuno”. “Estamos observando o maior diferencial de valuation das empresas do Russel 2000 para o S&P 500 das últimas décadas. Esse nível é comparável aos períodos históricos do Nifty Fifty (década de 1960) e da bolha dot-com (início dos anos 2000)”, avalia.