Em tempos de preços em alta, a busca por maneiras de economizar nas despesas domésticas tornou-se uma necessidade para muitas famílias. E um dos itens que mais pesa no orçamento é a conta de água.
Leia também
O desperdício, muitas vezes silencioso, pode estar diretamente ligado ao uso de certos aparelhos e práticas diárias, mas soluções simples e tecnológicas estão disponíveis para mudar esse cenário.
De onde vem o maior consumo de água?
Estudos mostram que boa parte da água descartada em residências é destinada ao banheiro. Cerca de 40% do consumo total vai para banhos, enquanto outros 30% são usados em descargas sanitárias.
A lavagem de roupas e louças, assim como as tarefas domésticas gerais, também têm um alto impacto. Curiosamente, apenas 4% da água potável é utilizada diretamente para beber ou preparar alimentos.
Publicidade
Entre os maiores responsáveis pelo aumento na contagem de água, estão os banhos longos e descargas de vasos sanitários tradicionais. No entanto, a tecnologia pode ser uma grande aliada na hora de combater o desperdício e reduzir os custos.
7 aliados na redução da conta de água
Se o objetivo é economizar, dispositivos simples e eficazes podem fazer toda a diferença no dia a dia. Confira algumas opções que podem ajudar:
- Torneiras com sensor automático: estas torneiras inteligentes interrompem o fluxo de água assim que as mãos são retiradas, evitando que a torneira fique aberta desnecessariamente.
- Arejadores para torneiras: pequenos dispositivos que se misturam ao fluxo de água, reduzindo o volume utilizado sem prejudicar a pressão.
- Redutores de pressão para chuveiros: ideais para quem não abre mão de um banho confortável, mas quer limitar o consumo. Eles regulam a quantidade de água que sai do chuveiro.
- Vasos sanitários modernos: modelos com caixa acoplada consomem menos água por descarga, sendo muito mais eficientes do que os antigos.
- Descargas com acionamento duplo: permitem escolher entre dois níveis de fluxo de água, dependendo da necessidade. É uma solução prática para evitar desperdícios.
- Válvulas anti-ar para hidrômetros: esse dispositivo evita que o ar presente na passagem seja registrado como consumo de água, garantindo que o hidrômetro contabilize apenas o volume real utilizado.
- Sistemas de reaproveitamento de água: reutilizar a água da chuva ou de atividades como lavar roupas é uma estratégia sustentável para tarefas como supervisão de jardins ou limpeza de áreas externas.
Embora muitos desses dispositivos exigem um custo inicial, o impacto positivo na conta de água e no orçamento é garantido a médio e longo prazo.
Colaborou: Gabrielly Bento.