Publicidade

Vídeos

Abertura de Mercado: Cai lá, sobe cá… Dinâmica de juros é o destaque da sessão!

A operação possui validade apenas para o pregão desta quinta-feira (12)

Abertura de Mercado: Cai lá, sobe cá… Dinâmica de juros é o destaque da sessão!
Ibovespa é o principal índice da Bolsa. (Foto: Adobe Stock)

Antes da esperada redução dos juros que o Banco Central Europeu (BCE) deve anunciar nas próximas horas, as principais bolsas europeias devolvem a alta registrada mais cedo, enquanto os índices futuros de Nova York recuam à espera de novos indicadores da atividade americana, depois que a inflação dentro do esperado por lá na quarta-feira (11) ter sido vista como um sinal verde para o Federal Reserve (Fed) reduzir sua taxa em 0,25 pp na semana que vem.

Em outros mercados, o dólar recua após quatro altas seguidas frente às demais moedas, os rendimentos dos títulos de renda fixa americanos (Treasuries) sobem, os contratos futuros do petróleo sustentam a alta depois de subirem mais de 3% em três sessões, com os investidores ainda digerindo comentários americanos sinalizando possíveis restrições mais rígidas aos fluxos russos e iranianos, enquanto os preços futuros do minério de ferro subiram 1,25% na madrugada em Dalian, cotados ao equivalente à US$ 111,87 por tonelada.

Independentemente da cena externa, a tendência é de que os ativos locais reajam positivamente ao desfecho do Copom, que não só elevou a Selic em 1,00 pp, para 12,25%, como sinalizou seguir nessa mesma velocidade de ajustes até março –possivelmente resultando em uma queda firme dos juros futuros mais longos, que já precificavam juros terminais próximos à 15%. Como antecipação para as negociações, o EWZ, principal ETF do Brasil no exterior, subia mais de 1% no pré-mercado.

Agenda econômica

Brasil

O plenário do Congresso vota a regulamentação da Reforma Tributária e serão divulgados também os dados de vendas no varejo restrito e ampliado (9h), além de produção e vendas de veículos (10h).

EUA

Destaque para o índice de preços ao produtor (PPI) em novembro, além dos pedidos semanais de auxílio-desemprego (ambos às 10h30).

Europa

A decisão de juros do BCE será publicada logo cedo (10h15), seguida de coletiva com a presidente Christine Lagarde (10h45).

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.