O site do Tesouro Direto deu um ‘circuit breaker’ na manhã desta quinta-feira (12), uma sessão movimentada pela decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de subir a taxa Selic em 1 ponto percentual para 12,25% ao ano. Às 11h25, só era possível negociar títulos do Tesouro Selic. A negociação dos outros ativos prefixados e IPCA+ estava fora do ar.
A decisão do Copom de subir a Selic em 1 p.p e indicar ajustes de mesma magnitude para as próximas reuniões dita o ritmo do mercado hoje. Por causa disso, a sessão desta quinta-feira começou com queda nas taxas longas.
Como mostramos aqui, o tão tão discutido “IPCA + 7%” só estava disponível em três dos 31 títulos IPCA+ em negociação – todos com vencimento inferior a 5 anos. Os títulos do Tesouro IPCA+, Renda+ e Educa+ com vencimentos superiores tinham retornos entre 6,81% e 6,44% ao ano, além da variação de inflação.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Geralmente, há interrupção de negociações quando a volatilidade das taxas de juros está muito alta. É a segunda vez na semana que as operações são interrompidas. Na segunda-feira (9), o site do Tesouro ficou cerca de duas horas fora do ar após as taxas dos títulos prefixados baterem quase 15% ao ano.
As negociações foram reestabelecidas às 12h08 e com taxas mais elevadas. O Tesouro IPCA+ 29 subiu para 7,30% e todos os ativos do Tesouro Educa+ com vencimento até 2029 superam os 7% de juro real. Não há mais nenhum ativo híbrido sendo negociado a taxas inferiores a 6,5% ao ano, além da variação de inflação.