Muitos aparelhos dentro de casa costumam entrar em estados que visam diminuir o consumo de energia. Isso é muito comum em aparelhos eletrônicos, que podem ativar os modos de espera ou de hibernação. Mas existe um item que pode estar realizando o chamado “consumo vampiro” e aumentando o valor da sua conta de luz no final do mês: o computador.
Para economizar mais nas despesas da casa e contribuir com a sustentabilidade, vale adotar alguns métodos para evitar que dispositivos, como o computador, consomem mais energia.
Aliás, o “consumo vampiro” se refere justamente à ação desses aparelhos que entram nos modos de baixo uso de energia. Quando o computador de mesa – desktop – ou o notebook ativam esses sistemas, pode parecer que isso não irá causar um efeito significativo no bolso.
Por que o computador pode ser os responsáveis pelo “consumo vampiro”?
Conforme o portal do TN, o aparelho é capaz de se tornar um dos “vilões” dos gastos mensais de energia elétrica. Isso porque um desktop em modo de espera pode consumir até 75 watts por hora. Enquanto isso, no estado de hibernação, esse consumo pode ser de cerca de 21 watts por hora.
Publicidade
Já um notebook no sistema de espera é capaz de consumir até 16 watts por hora. Caso o produto esteja desligado, mas conectado à energia, ele pode “sugar” até 9 watts.
Esses índices afetam diretamente o valor final da conta de luz. Mas é possível evitar o “consumo vampiro” do computador, com a adoção das seguintes práticas:
- Desative o modo de espera nas configurações do aparelho;
- Desconecte os carregadores de bateria, após o seu uso;
- Programe o dispositivo para desligar ou entrar em hibernação após um determinado período de inatividade;
- Desconecte os eletrônicos quando não estiver usando;
- Use plugues inteligentes que permitem o controle de quando ligar ou desligar os aparelhos conectados;
- Instale filtros de linha com interruptores para desconectar vários aparelhos ao mesmo tempo.
Colaborou: Jennifer de Carvalho.