Solana e XRP estão entre várias criptomoedas que se espera serem aprovadas como fundos negociados em bolsa (ETFs) em 2025, segundo dois analistas da Bloomberg.
Leia também
Eric Balchunas e James Seyffart esperam “uma onda de ETFs de criptomoedas” no novo ano, à medida que uma mudança na liderança da Comissão de Valores Mobiliários (Securities and Exchange Commission – SEC) sob o presidente eleito Donald Trump pavimenta o caminho para a aprovação da agência de ETFs de criptoativos adicionais, como os emitidos anteriormente para Bitcoin e Ethereum.
ETFs de criptoativos são um tipo de ativo financeiro facilmente negociado que rastreia o preço de uma criptomoeda subjacente, sem que os investidores tenham que possuir a moeda diretamente.
Publicidade
“Todos têm mais chances agora”, disse Balchunas à Fortune. “XRP e Solana, em particular, são provavelmente os mais procurados como os próximos dois a serem lançados pelos emissores, e suas chances passaram de uma possibilidade remota para bastante decentes quando Trump venceu.”
No entanto, esses ETFs esperados não serão aprovados todos de uma vez, Balchunas alertou, dizendo que os ETFs de Solana e XRP provavelmente serão retidos por mais tempo do que outros enquanto obstáculos legais relacionados às moedas são resolvidos. A SEC rotulou as duas moedas como valores mobiliários não registrados — em vez de commodities — em múltiplos processos judiciais, impedindo sua aprovação como ETFs baseados em commodities sob as leis de valores mobiliários.
“Da maneira como os arquivos estão, a SEC teria que abandonar esse rótulo e apenas aceitar que eles sejam commodities”, disse Balchunas, acrescentando que tal movimento é uma forte possibilidade desde que Trump selecionou o defensor das criptomoedas Paul Atkins para presidir a SEC.
Ao contrário de outras criptomoedas, Bitcoin e Ethereum são regulados como commodities. Como tal, os analistas dizem que os ETFs que rastreiam simultaneamente Bitcoin e Ethereum são os mais prováveis de serem os próximos aprovados, seguidos por Litecoin, uma criptomoeda que visa ser uma versão mais rápida e barata do Bitcoin.
Publicidade
Grayscale, Bitwise e VanEck estão entre os gestores de ativos que já solicitaram para introduzir novos ETFs de criptoativos. Mais recentemente, em 2 de dezembro, o emissor de ETF Wisdom Tree solicitou um ETF focado em XRP.
“Espaguete jogado na parede” Em janeiro, várias empresas de investimento, incluindo a BlackRock, estrearam sua versão de um ETF de Bitcoin no mercado de ações. Impulsionados por uma enorme demanda, esses ETFs rapidamente superaram o desempenho de ETFs mais tradicionais e empurraram o preço do Bitcoin em março para o que era então um recorde histórico. Alguns meses depois, a SEC aprovou ETFs de Ethereum, que também superaram outros ETFs tradicionais, mas tiveram um desempenho significativamente inferior ao do Bitcoin.
Apesar de seu sucesso, Balchunas diz que não espera que outros ETFs de cripto sejam particularmente atraentes para os investidores porque suas altcoins subjacentes não são tão conhecidas quanto o Bitcoin.
Essa onda iminente de ETFs de cripto será como “espaguete jogado na parede”, disse ele, na esperança de que uma dessas criptomoedas decolasse.
Publicidade
“Nossa visão é que o Bitcoin dominará completamente essa categoria [de criptomoedas]”, disse Balchunas. “Não me surpreenderia se o Bitcoin tiver três quartos de todos os ativos, mesmo daqui a cinco anos.”
Esta história foi originalmente apresentada na Fortune.com
c.2024 Fortune Media IP Limited Distribuído por The New York Times Licensing Group
- Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.