Lidar com o dinheiro é uma tarefa que exige atenção. Quando o orçamento fica apertado, é interessante procurar alternativas que ajudem as arcar com as despesas fixas e com possíveis imprevistos. Com as estratégias certas, é possível até poupar gastos ou aumentar a entrada de dinheiro.
Leia também
Segundo o especialista em contabilidade e gestão financeira Marcello Marin, a chave para guardar dinheiro de maneira eficaz ou conseguir uma renda alternativa está em usar métodos intermediários que se ajustem à rotina sem grandes sacrifícios. Atingir esse objetivo pode fazer toda a diferença quando olhamos para o cenário econômico do Brasil.
De acordo com Marin, a economia doméstica tem mostrado sinais de recuperação, com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) projetando um crescimento de 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) para 2025. A inflação e os juros, por outro lado, continuam sendo problemas significativos para o bolso dos brasileiros.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No último Boletim Focus, documento elaborado pelo Banco Central do Brasil (BCB) que traz as principais previsões econômicas do mercado, a expectativa da inflação para 2025 subiu pela décima semana seguida, de 4,60% para 4,84% – acima do teto da meta, de 4,50%. Além disso, a mediana do relatório para a Selic no fim do próximo ano saltou de 14,00% para 14,75%, ainda na esteira do anúncio de aperto no ciclo monetário da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).
Portanto, com um cenário desafiador pela frente, adotar práticas financeiras estratégicas consideradas menos convencionais, mas que podem proporcionar um dinheiro extra ao orçamento, é interessante para não começar o próximo ano vermelho. Veja 5 dicas:
Venda de itens não usados
Confira na sua casa quais são os itens que você não usa mais e procure vendê-los. Segundo Heloisa Lago, planejadora financeira CFP pela Planejar, é interessante se atentar para os objetos que ainda estão em bom estado de conservação e vendê-los antes que comecem a se deteriorar.
Existem, inclusive, diversos aparelhos tecnológicos que, apesar de serem antigos, hoje em dia estão na moda e podem render um bom dinheiro, tais como as câmeras analógicas e digitais. Para ofertar os produtos, existem diversas plataformas online, redes sociais e até mesmo brechós para os quais é possível vendê-los diretamente ou onde você mesmo pode expor o item.
Programas de cashback
O cashback é um programa de recompensa em que um percentual do valor gasto retorna para você em crédito para gastar em determinadas compras. A modalidade surgiu como uma nova maneira de oferecer descontos e fidelizar o consumidor. Para aproveitar as ofertas, utilize aplicativos e cartões de crédito que oferecem o benefício em suas compras, pois isso permite que você recupere uma parte do dinheiro gasto, ajudando a economizar a longo prazo.
Compras em grupo
Se organize com amigos ou familiares para comprar itens em maior quantidade e dividir os custos. Isso pode proporcionar descontos significativos, especialmente no supermercado. Também é uma boa opção fazer as compras em atacado, de modo a encontrar preços mais baixos e evitar mais de uma ida ao mercado por mês.
Deslocamentos compartilhados
Segundo Paula Bazzo, planejadora financeira CFP pela Planejar, as “caronas solidárias” são uma boa opção para economizar dinheiro quando é preciso fazer deslocamentos de uma cidade para outra. No final e começo de ano, é possível que muitas pessoas tenham planos de viajar. Sendo assim, procure alguém que deseje ir até o mesmo local e data que você para dividir os gastos com pedágio ou passagens, por exemplo.
Fique de olho no consumo de energia
Adote práticas de economia de energia dentro de casa. Usar lâmpadas LED, desligar aparelhos eletrônicos quando não estiverem em uso e aproveitar a luz natural podem fazer a diferença nas contas do fim de mês.
Dispositivos que utilizam resistência elétrica, como chaleiras e aquecedores de água, geram custos mais elevadoa. Outro aparelho que gasta muita energia é o micro-ondas. Segundo a Entidade Reguladora Nacional de Energia Elétrica (ENRE), este item pode consumir até 4 Wh enquanto está apenas conectados à tomada e chegar a 25 Wh se sua porta permanecer aberta.
Publicidade