A maior parte das principais bolsas europeias hoje começa a primeira semana completa de 2025 em alta, com o setor de tecnologia em destaque após a Microsoft anunciar investimento bilionário em inteligência artificial (IA). Londres, porém, emerge como uma das exceções no pregão desta segunda-feira (6), sob o peso do rebaixamento de importantes ações.
Leia também
Por volta das 7h30 (de Brasília), o índice Stoxx 600 subia 0,075%, a 508,57 pontos. O subíndice de tecnologia avançava 2,77%, a 834,32 pontos. O movimento acompanha uma euforia global que também impulsionou os papéis do segmento em Seul e Taiwan, em reação ao anúncio dos planos da Microsoft de investir cerca de US$ 80 bilhões em data centers de IA em todo o mundo este ano.
Na esteira, a fabricante de semicondutores STMicroelectronics saltava 4,62% e liderava os ganhos em Paris, onde o índice que reúne as 40 maiores empresas cotadas em França (CAC 40) subia 0,42% no início desta manhã (horário de Brasília). Em Frankfurt, a escalada de 0,68% do índice DAX era puxada pelo avanço de 5,61% da Infineon Technologies.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Menos exposto a techs, o FTSE 100 recuava 0,16% em Londres. Por lá, Unilever caía 1,36%, após a RBC rebaixar a recomendação para o papel. Já Rolls-Royce perdia 4,10%, depois que o Citi cortou a ação de “compra” para “neutra”. Entre outras praças importantes, a bolsa de Milão subia 0,28%, enquanto Lisboa cedia 0,67%.
Os negócios acionários responderam pouco à sequência de índices de gerentes de compras (PMI) na região, mas a reação foi notável no câmbio e na renda fixa. Em particular, os PMIs de serviços superaram as leituras prévias na Alemanha e na zona do euro. Assim, o euro acelerou alta e subia a US$ 1,0352. Por outro lado, o mesmo indicador no Reino Unido veio ligeiramente abaixo da estimativa inicial.
No começo da manhã (de Brasília), entre as principais bolsas europeias hoje, o foco se voltará para a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) da Alemanha em dezembro. Na agenda da semana, os pontos altos vêm dos EUA: ata do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) na quarta-feira e o relatório payroll de empregos na sexta-feira.