O Itaú BBA tem uma nova top pick (ação preferida) do setor de mineração e siderurgia. Em seu Radar de Preferências de janeiro, a casa escolheu a Vale (VALE3) como sua opção favorita do segmento, no lugar da Gerdau (GGBR4), que ocupava essa posição no portfólio de dezembro.
Leia também
De acordo com o banco, o setor atravessa um momento desafiador. Do ponto de vista global, o cenário imobiliário ainda fraco na China está pressionado os preços de minério de ferro e aço. Já internamente, uma potencial desaceleração do Produto Interno Bruto (PIB) deve resultar em um crescimento de demanda por aço mais fraco.
Em um momento desafiador como esse, o Itaú BBA dá preferência a empresas que possuem melhor perspectiva de geração de caixa, caso da Vale. O banco destaca também o valuation mais atrativo da companhia e enxerga o papel sendo negociado a 3,6 vezes EV/Ebitda – indicador que relaciona o valor da companhia (EV) e o seu Ebitda (geração de caixa) – para 2025, com um dividend yield (rendimento de dividendos) de 8%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Adicionalmente, destacamos a potencial melhora operacional da empresa, impulsionada por crescimento de volumes de vendas e menores custos”, ressalta ainda o banco.
As preferências do Itaú BBA
O banco iniciou o ano de 2025 com outras três novidades na composição do seu Radar de Preferências. SLC Agrícola (SLCE3) entrou no lugar de São Martinho (SMTO3) no setor de agronegócio, enquanto o BTG Pactual (BPAC11) ocupou a posição do Bradesco (BBDC4) no segmento de bancos. Já Azzas 2154 (AZZA3) substituiu a C&A (CEAB3) na área de consumo.
No atual cenário desafiador – tanto para o setor agrícola, quanto em termos macroeconômicos –, o Itaú BBA vê a SLC Agrícola como uma opção defensiva interessante. Diante da atual valorização do dólar, a companhia, por ser exportadora de grãos, tende a se beneficiar do aumento do preço da commodity em reais. “Além disto, em um cenário inflacionário, obtém vantagem diante da valorização de terras, servindo como um bom carrego para se defender de fatores externos”, destaca.
Já o BTG Pactual é visto com como uma ação “para todas as estações”, dada a crescente diversificação dos negócios da instituição. O BBA acredita que a empresa será capaz de extrair uma sólida rentabilidade, mesmo em um período desafiador para o mercado de capitais. Apesar do cenário macroeconômico turbulento no curto prazo, a casa avalia que o banco pode entregar um crescimento de lucro anual em 2025 de 14% – atingindo R$ 14,2 bilhões –, o que implica um Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE) de 24%.
Publicidade
Por fim, a última novidade do portfólio foi a Azzas 2154. A visão otimista sobre a tese se deve a uma combinação de valuation atrativo, após a queda significativa das ações nos últimos meses, e de resiliência da empresa devido ao foco em um público de maior renda, além do impacto neutro frente à desvalorização do real.
Vale (VALE3) atinge menor valor de mercado em 9 anos
As ações da Vale caíram mais de 23% em 2024 e tiveram o pior retorno anual desde 2015. A desvalorização na Bolsa fez o valor de mercado da mineradora cair abaixo de US$ 40 bilhões pela primeira vez desde 2016, com exceção de algumas semanas durante a crise da covid-19.
Conforme mostramos nesta matéria, o Citi entende que a queda dos papéis da mineradora é um reflexo do pessimismo dos investidores em relação ao minério de ferro e ao níquel, além das incertezas quanto à economia chinesa e brasileira. Mas, para o banco, a VALE3 oferece dividendos suficientes para compensar o investimento.
A casa entende que o minério pode surpreender as expectativas mais negativas do mercado este ano, o que permitiria um dividend yield de 9% para a Vale em 2025. “Continuamos com a recomendação de compra nos ativos de minério de ferro, que vemos como subvalorizados pelo mercado. O minério tem sido, de longe, a maior vaca leiteira para a indústria global de mineração nos últimos 50 anos – períodos de preços baixos são dolorosos, mas acabam por resultar numa oferta reconsolidada”, destaca.