O Ibovespa hoje recua nesta quarta-feira (8) em quase toda a carteira, em movimento contrário ao apresentado nas últimas duas sessões. O dólar em alta pela possibilidade de uma gestão de Donald Trump mais protecionista traz um tom pessimista ao índice neste pregão. Às 10h36, a referência perde 1%, aos 119.951,16 pontos.
Leia também
A possibilidade de imposição de tarifas pelo presidente eleito dos Estados Unidos voltou a ganhar força, influenciando um aumento da trajetória do dólar. O fôlego reduzido das bolsas de NY também respinga na baixa do Ibovespa.
Segundo o Broadcast, há relatos de que Trump considera declarar uma emergência econômica nacional para fornecer justificativa legal para um grande pacote de tarifas universais sobre aliados e adversários.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ao mesmo tempo, a curva de juros está abrindo enquanto o mercado concentra as atenções nos dados parciais de emprego americanos e a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed).
Apesar da melhora do petróleo, que apresenta leve alta no início da tarde, as ações da Petrobras (PETR3; PETR4) não alcançam fôlego e recuam a 0,51% (PETR3) e 0,54% (PETR4). A Vale (VALE3) também é penalizada no dia, pressionada também pela desvalorização do minério de ferro em Dalian, na China. As ações da mineradora caem 0,63% no horário citado.
No cenário doméstico as preocupações se voltam a produção industrial de novembro que, apesar de ter apresentado recuo em relação a outubro, de 0,6%, conforme o esperado, cresceu 1,7% no confronto interanual. Os dados reforçam a ideia de que a atividade permanece aquecida, elevando as apostas de uma Selic elevada por mais tempo, em meio ainda a incertezas fiscais. Os juros futuros mais curtos reagem aos resultados, pressionando as ações cíclicas.
Os destaques positivos do Ibovespa são da IRB (IRBR3), WEG (WEGE3), Hypera (HYPE3) e Yduqs (YDUQ3), avançando 0,83%, 0,75%, 0,33% e 0,22%, respectivamente. Essas são as únicas empresas no índice que operam em alta no momento.
Publicidade
Entre as maiores quedas do índice, estão as empresas cíclicas. Liderando as perdas do dia, as ações do Carrefour (CRFB3) desabam a 7,32%, enquanto Assaí (ASAI3) e CVC (CVCB3) compõem o restante do pódio e recuam 4,32% e 4,31%, respectivamente.
Investidores ficam de olho também na Embraer (EMBR3) e Prio (PRIO3), que divulgaram suas produções de 2024. Apesar de destaques positivos em ambos resultados, as ações EMBR3 oscilam entre o positivo e negativo, enquanto a petrolífera recua 0,55%.
Como é calculado o índice Ibovespa?
O sistema de pontos do índice da B3 busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a R$ 1. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 130 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do Ibovespa hoje reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do índice Ibov sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.
*Com informações do Broadcast
Publicidade