Publicidade

Tempo Real

Fitch alerta: grandes empresas do Brasil podem enfrentar rebaixamento em 2025; entenda

Segundo a entidade, setores como saúde, companhias aéreas e varejo estão entre os mais vulneráveis neste ano

Fitch alerta: grandes empresas do Brasil podem enfrentar rebaixamento em 2025; entenda
Mercado financeiro (Foto: Adobe Stock)

A Fitch Ratings classificou que o aumento de taxas de juros no Brasil pode acelerar o downgrade (rebaixamento) de empresas brasileiras em 2025. Neste sentido, setores como saúde, companhias aéreas, varejo, construção civil, propriedades comerciais e imóveis, com exceção dos shoppings, são os mais vulneráveis.

De acordo com a entidade, a alavancagem relativamente alta desses setores, com as condições de liquidez doméstica e o acesso ao mercado de capitais, os tornam mais vulneráveis às taxas mais altas.

Para a entidade, preocupa o aumento da taxa Selic pelo Banco Central (BC) para 12,25% em dezembro, pois indicaria possibilidade de haver mais dois aumentos de 100 pontos porcentuais em 2025. “A última vez em que a Selic subiu acima de 13% (2015-2016), os downgrades em escala nacional superaram os upgrades em quase cinco para um”, destaca a Fitch em relatório.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O impacto do aumento das taxas de juros e da alavancagem na flexibilidade financeira das empresas já pode ser sentido com a atual taxa e será ainda maior caso a projeção de aumento se concretize.

A entidade reitera que, apesar de a economia demonstrar forte dinâmica ao longo de 2024, sustentada principalmente por um mercado de trabalho forte, historicamente a atividade econômica no País diminuiu quando as taxas de juros ultrapassaram 14%.