Publicidade

Radar da Imprensa

IPVA 2025: veículos com placa final 5 têm desconto de 3% até esta sexta-feira

O pagamento do imposto é obrigatório para a regulamentação do veículo

IPVA 2025: veículos com placa final 5 têm desconto de 3% até esta sexta-feira
IPVA 2025. Foto: Adobe Stock

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo estadual cobrado anualmente de todos os proprietários de veículos automotores terrestres, como carros, motos, caminhões e ônibus.

Criado para gerar receita para os estados e municípios, o imposto tem como objetivo principal financiar serviços públicos, como saúde, educação e segurança, além de parte da arrecadação ser destinada ao município onde o veículo está registrado.

O valor do imposto é calculado com base no valor venal do veículo, definido por meio de uma tabela elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), e pode variar conforme o estado, o tipo de veículo e sua categoria.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Os proprietários de veículos com placas finais 5, registrados no estado de São Paulo, têm até hoje, 17 de janeiro, para aproveitar o desconto de 3% no pagamento do IPVA 2025 em cota única.

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo alerta que o benefício é válido apenas para aqueles que optarem pela quitação integral dentro do prazo estipulado no calendário oficial.

Além da cota única com desconto, o imposto pode ser parcelado em até cinco vezes, com vencimentos entre janeiro e maio. Para quem não realizar o pagamento integral até o final desta sexta-feira (17), ainda será possível quitar a cota única em fevereiro, mas sem o benefício do desconto.

Confira as datas de vencimento do IPVA

Automóveis, Camionetas, Caminhonetes, Ônibus, Micro-ônibus, Motos e similares:

Caminhões e Caminhões-tratores:

Como pagar o IPVA?

Os proprietários de veículos em São Paulo podem consultar o valor do IPVA e emitir a guia de pagamento no portal da Secretaria da Fazenda de São Paulo. O pagamento pode ser feito por meio do sistema bancário autorizado, caixas eletrônicos ou aplicativos de instituições financeiras.

Colaborou: Renata Duque.

Publicidade