Publicidade

Criptomoedas

O que esperar do bitcoin e dólar com a posse de Trump?

Políticas prometidas pelo republicano podem impactar as moedas; entenda

O que esperar do bitcoin e dólar com a posse de Trump?
Entenda impactos do retorno de Trum no dólar e no BTC (Foto: Adobe Stock)
O que este conteúdo fez por você?
  • Donald Trump, vencedor das eleições americanas no ano passado, volta oficialmente à Casa Branca nesta segunda-feira (20). Agora, os investidores devem ficar atentos às sinalizações e ações do republicano, cujas promessas de campanha podem impactar substancialmente o dólar e o bitcoin
  • De acordo com especialistas consultados pelo E-Investidor, políticas alardeadas por Trump, como a elevação de tarifas sobre produtos estrangeiros e deportação em massa, são inflacionárias e geram incertezas. Isto significa que devem levar a uma alta da moeda norte-americana no longo prazo
  • Já quando o assunto é bitcoin, as promessas de desburocratizar e criar um ambiente regulatório favorável ao setor animam os investidores do segmento e deve pressionar para cima as criptomoedas, pelo menos no curto prazo

Donald Trump, vencedor das eleições americanas no ano passado, volta oficialmente à Casa Branca nesta segunda-feira (20). Agora, os investidores devem ficar atentos às sinalizações e ações do republicano, cujas promessas de campanha podem impactar substancialmente o dólar e o bitcoin.

De acordo com especialistas consultados pelo E-Investidor (como mostramos nesta reportagem), algumas políticas alardeadas por Trump geram incertezas e são inflacionárias, como a elevação de tarifas sobre produtos estrangeiros e deportação em massa. Isto significa que devem elevar a inflação e o juros nos EUA, o que consequentemente desembocaria em uma alta da moeda norte-americana no longo prazo. A volatilidade trazida pela guerra comercial com a China também é um segundo vetor que pode levar a uma alta do dólar, caso os conflitos se prolonguem. Por outro lado, a meta do presidente dos EUA de elevar a produção de petróleo e reduzir os preços dos combustíveis pode representar um alívio para a reserva de valor.

“Para que o dólar diminua substancialmente, será necessário observar como essas medidas serão implementadas pelo governo Trump e avaliar sua efetividade. Esse processo, no entanto, pode levar ao menos o primeiro semestre do ano para que o mercado se acomode”, afirma Volnei Eyng, CEO da gestora Multiplike.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No Brasil, o cenário interno também precisa de “ajustes” para sustentar um dólar mais baixo no longo prazo. “O Brasil precisa adotar medidas que aumentem a confiança dos investidores e tragam mais estabilidade econômica. Isso inclui um controle mais rígido dos gastos públicos”, diz Sidney Lima, Analista CNPI da Ouro Preto Investimentos. Até às 9h15, o dólar caía 0,16% sobre o real, aos R$ 6,05.

Já quando o assunto é bitcoin, as promessas criar um ambiente regulatório favorável ao setor animam os investidores do segmento e deve pressionar para cima as criptomoedas, pelo menos no curto prazo. Trump tenta reposicionar o país como hub do mundo cripto no mundo, na tentativa de não perder protagonismo para a China.

“Durante sua campanha, Trump sinalizou uma mudança significativa em sua postura em relação às criptomoedas. Em contraste com o tom cauteloso – e até oposto – adotado durante seu primeiro mandato, o presidente agora busca ativamente criar um ambiente regulatório que favoreça o crescimento do Bitcoin e de outros ativos digitais”, diz Rodrigo Miranda, especialista em finanças.  “Com uma legislação mais flexível, o Bitcoin e outras criptomoedas podem se beneficiar de um ambiente mais favorável. No entanto, muito mais que especulações, é importante observar como a equipe de Trump irá implementar essas mudanças.”