- A prática de monitorar os anúncios no momento de escolher um ativo pode ajudar o investidor em diversos aspectos
- O primeiro e mais simples é justamente no retorno mais rápido em forma de proventos
- O segundo, fugir da alta dos preços que geralmente ocorrem quando o valor do dividendo é conhecido
Quando Luiz Barsi começou a formatar sua carteira de renda mensal, hoje apelidada pelo mercado de “Carteira Previdenciária”, a ideia central era justamente receber um fluxo de proventos constante e previsível. Essas características são naturalmente encontradas no perfil de empresas com aderência à nossa estratégia, que pertencem aos setores à prova de Balas já comentados aqui anteriormente.
Leia também
Nos seus levantamentos, Barsi começou a observar a periodicidade e a frequência com que as companhias de capital aberto anunciavam dividendos e constatou algo óbvio: o melhor aporte seria aquele que privilegiasse não apenas o preço da ação, mas também a proximidade deste anúncio. Nasceu então o conceito do Dividendo Inteligente, mapeado pela equipe do Ações Garantem o Futuro (MDI).
A prática de monitorar os anúncios no momento de escolher um ativo pode ajudar o investidor em diversos aspectos. O primeiro e mais simples é justamente no retorno mais rápido em forma de proventos. O segundo, fugir da alta dos preços que geralmente ocorrem quando o valor do dividendo é conhecido.
Publicidade
A BB Seguridade, por exemplo, distribuiu em média nos últimos anos dois proventos por exercício, na maioria das vezes em Fevereiro e Agosto. O de fevereiro referente aos números do último semestre do ano anterior e o de Agosto relativo ao primeiro semestre do ano corrente. Dessa forma, seguindo a lógica do Dividendo Inteligente, o momento ideal para se aportar em BB Seguridade e produzir um retorno imediato seriam nos meses que antecedem os períodos de maior probabilidade de distribuição.
No entanto, nem sempre essa janela coincidirá com a melhor oportunidade de aporte em uma ação. Se a diferença entre uma boa empresa e um bom investimento é o seu preço, então este jamais deve ser ignorado. Não podemos deixar de esquecer que o foco com esta ferramenta não é simplesmente uma caça ao maior dividend yield, funcionando na maioria das vezes como um critério de desempate.
Digo isto, porque ao facilitar a visibilidade do recebimento de proventos, à primeira vista, o MDI pode seduzir o investidor a vender sua posição após a data-ex, embolsar um possível lucro e partir para o próximo aporte. A intenção na verdade é auxiliar na criação de uma carteira de renda mensal, objetivo que deu início a toda trajetória do Jeito Barsi de Investir.
Há duas formas de formatar esse tipo de carteira: buscar empresas que paguem proventos mensalmente, ou encaixar os ativos de acordo com cada periodicidade de maneira a preencher todos os meses.
Publicidade
Veja abaixo dois exemplos de carteira previdenciária utilizando o Mapa do Dividendo Inteligente:
Opção 1- Distribuição mensal
Itaú
Opção 2 – Com Diversificação
Publicidade
Itausa (Janeiro/Abril/Julho/Outubro)
Banco Santander (Fevereiro/Junho/Setembro/Dezembro)
Enauta (Março)
Aes Tietê (Abril/Maio/Agosto/Novembro/Dezembro)
Publicidade
Baixe o MDI e planeje a sua carteira previdenciária, as possibilidades são inúmeras e cabem em qualquer perfil de investidor.