Publicidade

Investimentos

Os melhores ativos da renda fixa para investir agora, segundo a Genial Investimentos

Analistas dizem que fizeram mudanças na carteira devido ao cenário macroeconômico desafiador

Os melhores ativos da renda fixa para investir agora, segundo a Genial Investimentos
Alta da Selic favorece investimentos na renda fixa. (Foto: Envato Elements)

A Genial Investimentos fez alguns ajustes em sua carteira recomendada de renda fixa para os próximos 30 dias. A corretora trocou o título do Tesouro IPCA+ 2029 pelo Tesouro IPCA+ 2035 no perfil conservador. Já no perfil moderado, os analistas retiraram a LCA do Banco ABC para a entrada de uma LCI do Banco BRB. As demais seleções se mantiveram inalteradas.

Os analistas comentam que as mudanças aconteceram devido ao cenário macroeconômico desafiador, marcado pela persistência da inflação acima da meta, pela continuidade de juros elevados e incertezas fiscais que impactam diretamente as curvas de juros. A corretora relata que a recente decisão do Copom de elevar a taxa Selic para 12,25%, aliada à expectativa de uma inflação de 5,7% para este ano, reforça um ambiente em que ativos de renda fixa seguem como protagonistas na alocação de portfólios.

“A parte curta da curva permanece estável, com o vencimento de janeiro de 2025 em 12,15%, praticamente sem variação relevante em comparação com o mês anterior. Isso reflete o consenso do mercado em relação à estabilidade da taxa Selic no curto prazo”, dizem Guilherme Vianna, Eduardo Nishio e Ygor Bastos, que assinam o relatório da Genial.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Desse modo, os analistas dizem que reforçaram sua estratégia de diversificação e foco em retornos ajustados ao risco, com preferência por ativos indexados ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI) e ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Segundo eles, a substituição do Tesouro IPCA+ 2029 pelo IPCA+ 2035 reflete a visão de maior atratividade nos prazos intermediários, enquanto a troca da Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) do Banco ABC por uma Letra de Crédito Imobiliário (LCI) do Banco BRB busca capturar taxas mais competitivas em um ambiente de juros elevados. Vale lembrar que os analistas possuem uma carteira para cada perfil.

Quais ativos investir na renda fixa agora?

No perfil conservador, eles mantiveram o foco em ativos de baixo risco e alta liquidez, priorizando segurança e proteção contra oscilações de mercado. Eles recomendam compra para a LCI do Banco BRB, Tesouro IPCA+ 2035 e para o ETF de renda fixa do Itaú (B5P211), que busca acompanhar o rendimento do índice IMAB-5.

Para o perfil moderado, a estratégia da Genial busca equilíbrio entre segurança e retorno. A recomendação é para a LCI do Banco BRB, Tesouro IPCA+ 2035 e o CRI da Faro Energy. A carteira do perfil agressivo busca maximizar retornos, aceitando maior volatilidade. A inclusão do Tesouro Selic 2029 oferece liquidez para ajustes táticos, enquanto o Tesouro IPCA+ 2035 e o CRI da Faro Energy garantem proteção contra inflação e diversificação. A LCI do Banco BRB também está presente, pois, para a corretora, ela fortalece a exposição pós-fixada no curto prazo.

“Neste mês, realizamos ajustes estratégicos na carteira recomendada de renda fixa, preservando a exposição a ativos pós-fixados e indexados ao IPCA, com foco em retornos ajustados ao cenário de juros elevados. As decisões reforçam nossa estratégia de diversificação e proteção contra a inflação, alinhada ao movimento recente de abertura da curva de juros e ao ambiente macroeconômico desafiador”, dizem os analistas da Genial. Veja a carteira completa a seguir.

Publicidade