O Itaú BBA fez duas modificações em sua carteira recomendada de fundos imobiliários para o mês de fevereiro. Os analistas retiraram os fundos Kinea High Yield (KNHY11) e VBI Logístico (LVBI11) para a entrada de Kinea CDI (KNUQ11) e BTG Pactual Logístico (BTLG11), mostra relatório enviado à imprensa nesta terça-feira (4).
No documento, os analistas lembram que o cenário geral para investir em fundos imobiliários segue turbulento, visto que o presidente Lula vetou a isenção dos fundos imobiliários no texto da reforma tributária. Ainda assim, eles reforçam que esse ponto ainda pode mudar, o que pode trazer melhor perspectiva para o setor.
“Este é um assunto relevante, já que os fundos imobiliários vêm se tornando cada vez mais uma alternativa importante de fomento para o setor imobiliário, e o tema da isenção tributária dos FIIs costuma encontrar resistência. Por isso, é plausível esperar que o assunto não tenha se esgotado e que volte a ser discutido no Congresso — e que, eventualmente, seja revertido”, dizem Larissa Nappo e Fausto Menezes, que assinam o relatório do Itaú BBA.
Por que o Itaú BBA fez duas trocas em sua carteira recomendada de fundos imobiliários?
Em meio a esses pontos, os analistas explicaram os motivos para fazerem as mudanças na carteira. A troca de KNHY11 (fundo de ativos financeiros indexados ao IPCA) pelo KNUQ11 (fundo de ativos financeiros indexados ao CDI) ocorre em meio ao atual ciclo de alta de juros. “As projeções macroeconômicas apontam para um aumento da Selic para 15,75% no primeiro semestre de 2025”, apontam Larissa Nappo e Fausto Menezes.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Já a retirada de LVBI11 aconteceu devido às perspectivas de curto prazo para o fundo, que não são nada atraentes para o investidor. Por isso, a dupla resolveu adicionar o fundo BTLG11. “O dividend yield do LVBI11 está abaixo do dividend yield do BTLG11, que apresenta um atual Preço sobre Valor Patrimonial (P/VP) de 0,92 vezes”, salientam Nappo e Menezes.
Os analistas mantiveram os fundos Bresco (BRCO11), Kinea Renda Imobiliária (KNRI11), CSHG Varejo (HGRU11), Hsi Malls (HSML11), XP Malls (XPML11), VBI Prime (PVBI11), CSHG Recebíveis (HGCR11), RBR Properties (RBRP11) Kinea Rendimentos Imobiliários (KNCR11) e Kinea Índices Preços (KNIP11) em suas recomendações para o mês de fevereiro. Veja na tabela a seguir o peso de cada ativo da carteira recomendada de fundos imobiliários do Itaú BBA.