![Logo E-Investidor](https://einvestidor.estadao.com.br/wp-content/themes/e-investidor/assets/v2/imgs/navbar/logo.webp)
![Idosos podem pagar menos na compra de carros. Foto: Adobe Stock](https://einvestidor.estadao.com.br/wp-content/uploads/2025/02/idosos-podem-pagar-menos-compra-carros_110220254047.jpg-710x473.webp)
A compra de um carro novo pode representar um grande investimento, especialmente para idosos que buscam mais conforto e segurança no dia a dia. Embora a idade, por si só, não garanta descontos na aquisição de um veículo, existem algumas situações em que pessoas acima de 60 anos podem pagar menos, principalmente quando possuem alguma deficiência ou doença grave que afete a mobilidade.
A legislação brasileira prevê que pessoas com deficiência (PCD) tenham direito à isenção de impostos na compra de veículos novos. Esses benefícios incluem:
- Isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
- Isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
- Em alguns estados, isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Além dos descontos na compra, a isenção do IPVA reduz o custo anual de manutenção do veículo, tornando o benefício ainda mais atrativo para aqueles que se enquadram nos critérios.
Outra possibilidade para obter desconto na compra de um carro novo é comprovar uma doença grave que comprometa a mobilidade. Entre as condições que podem garantir esse direito estão: Artrose; Derrame; Bursite; Tendinite; Câncer; Hepatite C; Parkinson; Problemas graves de coluna; Artrite reumatoide e Hérnia de disco.
Publicidade
Nesses casos, o desconto só é concedido quando a compra do automóvel é realizada em uma concessionária. A negociação entre pessoas físicas geralmente não permite a aplicação do benefício.
Embora a idade não seja um critério direto para a obtenção de descontos na compra de um carro, idosos com deficiência ou doenças graves podem aproveitar os benefícios já garantidos por lei.
Colaborou: Renata Duque.