![Logo E-Investidor](https://einvestidor.estadao.com.br/wp-content/themes/e-investidor/assets/v2/imgs/navbar/logo.webp)
![O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que impôs tarifas sobre importação de aço e alumínio, que impactam diretamente o Brasil. (Imagem: Isac Nóbrega/PR/Agência Brasil)](https://einvestidor.estadao.com.br/wp-content/uploads/2025/01/donald-trump_200120254956.jpg-710x473.webp)
A agenda econômica desta quarta-feira (12) traz a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos de janeiro, além de um depoimento do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, na Comissão de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes, que podem guiar as apostas de juros no país no mercado financeiro hoje.
Ainda na agenda econômica desta quarta-feira, o investidor acompanha dados do setor de serviços no Brasil e palestra do presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, em seminário sobre Política Monetária Brasileira, promovido pelo IEPE/Casa das Garças.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dará entrevista à Rádio Diário FM de Macapá e se reúne com ministros de Casa Civil, Fazenda, Minas e Energia, Gestão e Advocacia-Geral da União (AGU). O Tribunal de Contas da União (TCU) deve votar um recurso contra a medida cautelar que permitiu o bloqueio de recursos do Programa pé-de-meia. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concede entrevista a José Luiz Datena (SBT).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No noticiário de ações da Bolsa de Valores, Suzano (SUZB3) e Totvs (TOTS3) publicam balanços, após o fechamento da B3. Confira os detalhes aqui.
O presidente do Fed depõe à Câmara dos Representantes no mesmo horário de discurso da dirigente do Banco da Inglaterra (BoE), Megan Greene. O dirigente do Fed Raphael Bostic, de Atlanta, e o diretor Christopher Waller discursam. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) divulga relatório mensal sobre petróleo.
Principais destaques do mercado financeiro hoje
Dados dos EUA e tarifas de Trump movimentam as bolsas internacionais
Os índices futuros das bolsas de Nova York operam em baixa, enquanto os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) sobem. O dólar avança ante o iene pelo terceiro dia seguido. O presidente do Banco do Japão (BoJ), Kazuo Ueda, afirmou que o aumento dos juros dependerá das condições econômicas do país.
Para o CPI dos EUA, espera-se uma alta de 0,3% em janeiro, após 0,4% do mês anterior, e avanço de 2,9% na comparação anual, ainda acima da meta do Fed de 2%. O presidente do Fed, Jerome Powell, reafirmou na terça-feira (11) que não há pressa para cortar juros nos EUA.
Há também a expectativa de um anúncio de tarifas “recíprocas” pelo presidente americano, Donald Trump, que estaria planejando também restringir e combinar o poder dos órgãos reguladores do setor bancário, sem a participação do Congresso.
As bolsas europeias ganham impulso de balanços corporativos, com destaque para a Heineken (HEIA34), que anunciou lucro abaixo das previsões, mas um programa de recompra de ações de 1,5 bilhão de euros agradou.
Volume de serviços recua em dezembro
O volume de serviços prestados caiu 0,5% em dezembro ante novembro, na série com ajuste sazonal, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No mês anterior, o resultado do indicador foi revisto de uma queda de 0,9% para recuo de 1,4%.
Publicidade
O resultado de dezembro foi mais fraco do que o esperado – a mediana das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast apontava alta de 0,1% para o setor de serviços. O intervalo de previsões ia de queda de 2,2% a alta de 0,8%. Na comparação com dezembro do ano anterior, houve alta de 2,4% em dezembro de 2024, já descontado o efeito da inflação.
Nessa comparação, as previsões eram de uma elevação de 0,5% a 4,6%, com mediana positiva de 3,4%. A taxa acumulada no ano de 2024 foi de elevação de 3,1%. As projeções iam de avanço de 3,0% a 3,3%, com mediana de 3,2%.
Commodities hoje: minério de ferro sobe, petróleo recua
Entre as commodities hoje, o minério de ferro fechou em alta de 0,91%, cotado a 828,5 yuans por tonelada, o equivalente a US$ 113,37 nos mercados de Dalian, na China. Já o petróleo recua após acumular ganhos por três sessões consecutivas, à espera do relatório mensal da Opep sobre o mercado. O barril do tipo WTI cede 1,30%, enquanto Brent recua 1,10% às 8h10.
Os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Vale (VALE3) subiam 0,63% no pré-mercado de Nova York, por volta das 8h15 (de Brasília). Já os ADRs da Petrobras (PETR3; PETR4) recuavam 0,29% no mesmo horário.
Expectativas para o Ibovespa hoje
Os ativos financeiros devem ter oscilações moderadas, aguardando os dados do índice de preços ao consumidor (CPI) dos EUA e repercutindo a entrevista do presidente Lula.
Quanto às tarifas de Trump sobre aço e alumínio importados pelos EUA, que entram em vigor em março, o governo brasileiro deve analisar seus efeitos antes de tomar uma decisão.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou um aumento na projeção de economia com o pacote fiscal de 2025, agora estimada em R$ 34 bilhões, devido ao impacto maior das medidas no orçamento. Esses novos números serão apresentados ao relator do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), senador Ângelo Coronel, e pode repercutir no mercado financeiro hoje.
Publicidade
* Com informações do Broadcast