

Experimente perguntar para o ChatGPT se ele poderia dar auxílio na declaração do Imposto de Renda 2025, identificando deduções, preenchendo informações automaticamente e evitando erros comuns. A resposta, provavelmente, será um animador “sim!”. A inteligência artificial (IA) vai te prometer identificar deduções, sugerir otimizações e até alertar sobre riscos de malha fina, fazendo surgir um lindo emoji sorridente com olhos de coração na mente do usuário.
Mas será mesmo que o ChatGPT – ou outra IA generativa – é a solução para todos os problemas tributários com o Leão da Receita?
“Nos EUA, quando o Excel surgiu, muitos contadores ficaram com medo de ser substituídos por usuários comuns criando seus próprios balanços. No entanto, o efeito foi o oposto: a ferramenta potencializou a profissão, aumentando a demanda por especialistas”, compara Daniel Marques, diretor da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L).
- IR 2025: CPF suspenso, multa e até prêmio de loteria barrado; as punições para quem não declarar
No final, os profissionais que usam a IA como aliada podem aumentar ainda mais a sua produtividade. É possível gerar novos produtos e serviços, a exemplo de plataformas como Turivius e Busca Legal, que hoje fazem parte do ambiente da AB2L.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A IA generativa possibilita o surgimento de novas soluções, com menos recursos financeiros, devido a sua capacidade computacional muito maior. Assim, os melhores profissionais podem oferecer novos serviços de planejamento tributário, compliance, estratégias financeiras que vão ajudar a aumentar o valor de seu serviço.
“O ChatGPT torna processos mais rápidos e eficazes, especialmente na análise de dados não estruturados. Antes, o uso de IA com machine learning (aprendizado de máquina) exigia treinamento lento e caro. Com a IA generativa, esse processo se torna mais acessível e eficiente”, defende o especialista.
Pessoa física também pode se beneficiar
Isso não quer dizer que o contribuinte pessoa física não possa se beneficiar dos avanços da IA também. “As ferramentas de IA são eficazes na identificação de deduções e otimizações fiscais, por exemplo”, argumenta Morvan Meirelles Costa Junior, sócio fundador do Meirelles Costa Advogados. Ele pondera, no entanto que a inteligência artificial enfrenta dificuldades em interpretar situações fiscais complexas e depende da qualidade dos dados de entrada. “O julgamento humano é indispensável para a interpretação detalhada de normas fiscais e análise de contextos financeiros”, diz.
- Imposto de Renda 2025: como consultar, declarar e evitar a malha fina
Carolina Tonegutti, diretora comercial da Mix Fiscal, lembra que não é preciso ir muito longe para trabalhar com a IA na declaração do IR. A própria Receita Federal vem aprimorando o serviço, tanto no cruzamento de dados para identificar inconsistências do contribuinte quanto para facilitar o trabalho de ajuste anual do cidadão. “O Programa Gerador da Declaração (PGD) é a ferramenta oficial, gratuita e disponível no site da Receita. Permite preencher, revisar e enviar a declaração de IR”, lembra.
Enquanto os programas tradicionais ajudam a organizar e calcular impostos conforme as regras inseridas pelo usuário, uma IA pode sugerir estratégias, alertar sobre riscos e até mesmo prever possíveis fiscalizações, comenta Waldir Lara Júnior, contador e fundador da Larafy Consultoria. Ele pondera, no entanto , sobre os riscos de padronização excessiva. “Muitas soluções de IA utilizam regras genéricas, o que pode levar a análises superficiais e perda de oportunidades fiscais para contribuintes em situações mais complexas.”
Segurança de dados
O caso da DeepSeek, que impactou os mercados em janeiro, traz outra questão relevante: segurança. Além de trazer o “momento Sputnik” na competição de IA, a startup chinesa sofreu um vazamento significativo de dados, expondo mais de um milhão de registros sensíveis, incluindo históricos de conversas e códigos de identificação de usuários.
“A utilização de sistemas de IA para a declaração do Imposto de Renda envolve o processamento de dados altamente sensíveis, o que traz riscos que devem ser cuidadosamente gerenciados”, comenta André Mendes Moreira, professor de direito tributário da Universidade de São Paulo (USP). Esses riscos incluem ainda o uso indevido de informações por meio de ataques cibernéticos e falhas de infraestrutura.
- Imposto de Renda 2025: Quem é isento de declarar?
Ele comenta que os prestadores de serviço devem estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “É essencial que o usuário verifique se a ferramenta utilizada possui certificações, políticas de privacidade claras e mecanismos robustos de criptografia e segurança.” Isso inclui saber como os dados são armazenados, processados e compartilhados. As ferramentas por sua vez, devem seguir normas rígidas de segurança, alinhadas às melhores práticas e à conformidade regulatória.
Publicidade
Para quem tem uma declaração de renda complexa, há uma grande oferta de softwares especializados no tema e que são confiáveis, trabalhando dentro das regras legais e oferecendo soluções específicas para os mais diversos problemas problemas tributários.
- Imposto de Renda 2025: quem pode ser declarado como dependente?
Hoje também há aplicações personalizadas dentro do ChatGPT. Para quem está pensando em buscar uma dessas, assim como quem busca apps na loja da Apple, é preciso saber que essas são soluções que podem ajudar, como uma fonte de apoio. “Servem como primeira aproximação, para tirar dúvidas, mas não para gerar uma declaração do Imposto de Renda 2025“, adverte Daniel Marques da AB2L.