Os índices de tecnologia e de serviços de comunicação do S&P 500 –compostos por relevantes ações de crescimento– estavam entre as menores altas na sessão, enquanto os setores financeiro, industrial, de energia e de materiais básicos subiam mais de 1%.
Microsoft Corp, Facebook Inc e Netflix Inc caíam entre 0,5% e 1,0%, seguindo uma tendência observada na maior parte da semana.
“O que vimos (nesta semana) representa um mercado que está cansado e pode não fazer muito. Portanto, estamos caminhando para algum tipo de ajuste de queda, mas não acho que chegamos lá ainda”, disse Peter Cardillo, economista-chefe de mercado da Spartan Capital Securities, em Nova York.
“Os investidores não estão realmente saindo do mercado, mas estão ficando mais cautelosos. E o mercado já colocou nos preços outra boa temporada de balanços corporativos.”
Os índices S&P 500 e Nasdaq estavam a caminho de suas primeiras quedas semanais neste mês, já que preocupações com preços mais altos no mercado de ações e um possível obstáculo nos esforços de vacinação levaram a temores de uma queda de curto prazo nas ações.
O BofA espera um recuo de mais de 10% nos mercados acionários, que estão sendo negociados a mais de 22 vezes o lucro previsto em 12 meses. Essa medida preço/lucro está no patamar mais alto desde a bolha pontocom no final dos anos 1990.