

A Páscoa é um momento de união, renovação e celebração em família. Mas, nos últimos anos, os preços dos tradicionais ovos de chocolate e até das ceias pascais têm assustado os consumidores. Ainda assim, é possível viver essa data especial sem comprometer o orçamento. Pensando nisso, confira três dicas práticas para aproveitar a Páscoa com alegria — e economia.
1. Divida os custos da ceia
Reunir familiares e amigos para uma comemoração colaborativa é uma ótima forma de economizar. Ao invés de arcar sozinho com todos os pratos da ceia, cada convidado pode contribuir levando uma receita, bebida ou sobremesa. Essa prática valoriza o convívio e barateia o evento.
2. Troque os ovos industrializados por chocolates caseiros
Os ovos de Páscoa de grandes marcas chegam a custar em média R$ 100, especialmente os licenciados com personagens infantis. Uma alternativa econômica — e muitas vezes mais saborosa — é apostar nos chocolates artesanais.
Seja comprando de pequenos produtores locais ou fazendo você mesmo em casa, a diferença de preço pode ser alta. Além disso, essa pode ser uma oportunidade de incentivar o comércio da sua região.
3. Amigo chocolate: presenteie com criatividade
Quem disse que só o Natal tem espaço para amigo secreto? Criar um “amigo chocolate” entre familiares, colegas de trabalho ou amigos é uma forma divertida e econômica de presentear.
Estabeleça um valor limite para os presentes e deixe a criatividade tomar conta. Ao invés de comprar ovos caros, pense em bombons, barras, kits com chocolates variados ou lembranças personalizadas. Com isso, a troca de presentes se torna mais acessível.
Publicidade
Com um pouco de criatividade e colaboração, a Páscoa pode continuar sendo uma data especial sem comprometer o planejamento financeiro das famílias. Em tempos de inflação elevada e orçamento apertado, adaptar tradições e buscar alternativas mais acessíveis são atitudes não apenas bem-vindas, mas necessárias.
Colaborou: Gabrielly Bento.