Investimentos

4 dicas para investir no mercado financeiro durante o feriado de Páscoa

Confira algumas estratégias interessantes pensadas para quem deseja aproveitar as oportunidades do feriado

4 dicas para investir no mercado financeiro durante o feriado de Páscoa
Foto: Envato Elements

A partir desta sexta-feira (29), começa o esperado feriado de Páscoa. A semana com um dia útil a menos e a possibilidade de encontrar com a família e amigos é uma ótima oportunidade para relaxar e descansar. Mas, mas não apenas para isso. A folga do trabalho também pode ser uma chance de investir e lucrar.

Como não há serviço bancário aos fins de semana e feriados, os aportes e resgates em ativos de renda fixa e fundos de investimento só serão possíveis na próxima segunda-feira (1). Além disso, também não haverá pregão na Bolsa brasileira neste período. No entanto, ainda existem outras opções interessantes de investimentos para acompanhar.

Pensando nisso, especialistas consultados pelo E-Investidor forneceram 4 dicas para orientar quem tem interesse em ganhar dinheiro ao longo dos próximos dias.

1-Fique atento às bolsas estrangeiras

Embora os principais mercados ocidentais – Estados Unidos e Europa, além do Brasil – estejam fechados a partir desta sexta-feira, com retorno apenas na semana seguinte, o economista e chefe executivo da Corano Capital, Bruno Corano, cita mercados internacionais que estarão em operação e podem oferecer oportunidades no feriadão. É o caso de bolsas asiáticas como a de Tóquio, no Japão, as chinesas Shenzen e Shanghai e a da Coreia do Sul. No entanto, o especialista alerta que as bolsas estrangeiras sempre têm ativos oscilando muito.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Já para a assessora de investimentos Luciana Ikedo, autora do livro “Vida Financeira – Descomplicando, economizando e investindo”, é crucial considerar o perfil do investidor quando se trata de investimentos no exterior. “Além da alta volatilidade dos preços dos ativos, é importante lembrar que o investidor estará sujeito à variação cambial”, diz a especialista. “Por isso, as palavras de ordem são a diversificação da carteira e o respeito ao próprio perfil de investidor.”

2-Analise empresas do varejo com menos risco

Olhando para renda variável, o especialista da Valor Investimentos, Virgílio Lage, ressalta que este período que antecede o feriado pode ser interessante para se posicionar em empresas de varejo que ofereçam menos riscos. “É melhor ficar de fora de empresas mais agressivas e com situações financeiras mais difíceis, como a Americanas (AMER3) por exemplo”, diz.

Lage recomenda considerar companhias como Hypera Farma (HYPE3), que é uma empresa de varejo com menos risco. Seus bons resultados e diversificação de receita fazem com que essa seja a ação mais saudável do setor, de acordo com o especialista. Outra recomendação de alternativa dentro de varejo é a Ambev (ABEV3), empresa de bebidas alcoólicas que costuma valorizar em períodos de “festas”, pois o consumo de produtos do tipo aumenta.

O economista Bruno Corano afirma que é necessário um pouco de paciência diante da volatilidade, sem esquecer de dar atenção ao potencial risco de perda. “Sempre que pensamos em investimentos de curto prazo e buscando uma possível rentabilidade, significa que, então, temos que estar tolerantes à volatilidade e partir para operações de maior risco”, afirma.

3-Considere boas oportunidades em criptomoedas

As criptomoedas podem ser operadas 24 horas por dia, sete dias por semana. Logo, os investidores desse tipo de ativo podem continuar operando normalmente, mesmo em feriados bancários ou fechamento dos mercados tradicionais.

No entanto, trata-se de uma oportunidade que apesar de sua extrema volatilidade, oferece um tremendo ganho. Bruno Corano reitera que é preciso estar preparado para esse investimento. “Um exemplo é o bitcoin, que tem oscilado às vezes 5 pontos para cima, 5 pontos para baixo em um único dia”, diz.

Virgilio Lage relembra que o “halving” do bitcoin ocorrerá em abril. O termo significa “redução pela metade”, em inglês, e se refere a um evento que ocorre a cada 210 mil blocos minerados (já ocorreu três vezes, sendo o último em 2020), e assim, reduz pela metade a recompensa recebida por mineradores ao validar as transações e adicionar novos blocos à blockchain. Isso tornará a oferta de criptomoedas mais escassa, o que deve aumentar sua liquidez e valor de mercado.

Publicidade

“São boas oportunidades de compra, principalmente do bitcoin e ethereum, buscando um rally (subida de forma abrupta) de dois ou três meses de alta”, diz o especialista. “Basicamente, esses ativos são os mais visados e mais importantes para esse período.”

4-Avalie a oportunidade de revisar sua carteira

Por fim, a especialista Luciana Ikedo afirma que o feriado também pode ser um período de reflexão para o investidor. “A Páscoa é uma ótima oportunidade para revisar sua carteira de investimentos. Avalie se a alocação atual ainda faz sentido, especialmente após a queda da Selic, e se há algo que possa ser ajustado para aumentar a rentabilidade”, diz.

Para analisar o desempenho da carteira de investimentos, é preciso atentar-se a quais eram os prazos e as metas que estavam sendo pensadas no momento da escolha dos ativos. Ter consciência sobre o perfil do investidor também é necessário. E claro, estudar o mercado para visualizar oportunidades futuras.

* A matéria foi atualizada com uma correção. Diferentemente do que havia sido publicado, as bolsas de Nova York estarão fechadas na Sexta-feira Santa (29). As bolsas asiáticas citadas na atualização, no entanto, operam normalmente neste dia.