BPC/Loas com cobrança? Fique atento e veja como evitar esse tipo de golpe
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Uma nova modalidade de golpe tem causado prejuízos a famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o Brasil. O alvo dos criminosos é o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), destinado a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência de baixa renda. A armadilha envolve cobranças ilegais de até R$ 400 para a suposta liberação do benefício.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta à população, destacando que não realiza cobranças para a concessão de nenhum benefício. Apesar disso, os relatos de tentativas de fraude têm crescido, principalmente por meio de aplicativos de mensagens e redes sociais.
Como agem os golpistas?
Os estelionatários atuam de maneira planejada. A abordagem inicial costuma ocorrer por meio de uma ligação telefônica, mensagem de WhatsApp ou contato via redes sociais.
Fingindo ser representantes do INSS ou de algum escritório especializado, os criminosos informam ao beneficiário que há um suposto bloqueio no processo de concessão do BPC. Em seguida, solicitam um valor em dinheiro para “resolver a pendência”.
Além do pedido de pagamento de taxas que chegam a R$ 400, os golpistas também exigem informações confidenciais, como número do CPF, dados bancários e até o número do benefício. Com essas informações, podem aplicar novos golpes, como a contratação indevida de empréstimos consignados.
Em alguns casos, os estelionatários chegam a enviar boletos e documentos falsos, com logotipos de bancos e valores exatos que seriam liberados, a fim de dar aparência de legalidade à fraude.
Quais os principais sinais de alerta?
Para não ser mais uma vítima desse tipo de crime, é importante ficar atento a algumas situações:
Solicitação de valores em dinheiro para liberar benefícios — o INSS não cobra por esse tipo de serviço;
Mensagens de desconhecidos pedindo dados pessoais, como senhas ou número do benefício;
Ameaças de bloqueio do benefício caso o pagamento não seja efetuado;
Contato por redes sociais ou aplicativos que não sejam os canais oficiais do INSS.
Como se proteger?
A recomendação do INSS é clara: nunca forneça informações pessoais ou realize pagamentos solicitados por mensagens ou telefonemas. Em caso de dúvida, o ideal é procurar ajuda diretamente em uma agência da Previdência Social ou consultar familiares de confiança.
Aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);
Central de atendimento pelo telefone 135, com ligação gratuita.
O que fazer se já foi vítima?
Quem já caiu no golpe do BPC/LOAS deve agir rapidamente para tentar minimizar os danos. O primeiro passo é registrar um Boletim de Ocorrência — que pode ser feito presencialmente ou por meio das delegacias virtuais disponíveis em diversos estados. Depois, é fundamental comunicar o ocorrido ao INSS pelo telefone 135, e também buscar orientação no banco onde a fraude foi realizada e no Procon da cidade.