Além do impacto sobre a gripe aviária, as ações refletiam, no início do pregão no Ibovespa, a insatisfação dos investidores com a proposta de fusão anunciada nesta quinta-feira (15), como mostramos aqui. A Marfrig dona de 50% da BRF e prestes a se tornar controladora da empresa também será impactada com a medida. No entanto, os papéis da empresa encerraram o pregão em alta de 21,36% devido à repercussão sobre incorporação da BRF. Já os efeitos para os negócios da JBS (JBSS3) devem ser de menor grau. Isso porque, segundo Rodrigo Brolo, analista da AAX Investimentos, a gigante do setor de alimentos possui cerca de 10% de seu resultado global proveniente das vendas no Brasil por meio da marca Seara. As ações da JBS terminaram a sessão com avanço de 0,71%.
Apesar da preocupação, o especialista afirma que o País está preparado para enfrentar a gripe aviária na avicultura comercial. “Acredito que o impacto seja provisório. O Brasil tem capacidade para enrentrar esse cenário porque tem protocolos rígidos para a sanidade animal”, disse Brolo ao Broadcast. Já Arthur Horta, anaista da GTF Capital, alerta para a possibilidade de um abate em massa de frango nas granjas e na região em que está situada por se tratar de uma doença contagiosa. “O principal é detectar se a gripe aviária está concentrada em apenas um foco e cuidar para que ela não se alastre”, avaliou o especialista em entrevista ao Brodcast.
O caso foi confirmado em uma granja de aves comerciais em Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Com informações do Brodcast