Entregou a declaração do IR? Veja quais são os próximos passos a serem feitos
Foto: Adobe Stock
Com o prazo final para a entrega da Declaração do Imposto de Renda se aproximando — dia 30 de maio — muitos brasileiros já finalizaram o envio dos dados à Receita Federal. No entanto, engana-se quem pensa que o processo termina com o clique em “enviar”. Após a transmissão da declaração, ainda existem passos importantes que não podem ser negligenciados.
Segundo o professor Deypson Carvalho, do Centro Universitário UDF, é fundamental que o contribuinte acompanhe o andamento do documento na base da Receita Federal. Em exclusiva a Agência Brasil, ele afirma que esse acompanhamento é feito por meio do portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), acessível com uma conta gov.br nos níveis Prata ou Ouro.
Na plataforma, ao selecionar a opção “Meu Imposto de Renda” e indicar o ano correspondente, é possível visualizar o status do processamento da declaração. A checagem constante é essencial, pois permite identificar possíveis pendências ou inconsistências que possam levar o contribuinte à malha fina. Caso haja algum erro, é possível corrigir as informações enviando uma declaração retificadora — processo que pode ser feito pelos mesmos canais utilizados na declaração original.
O professor David Daniel, da Faculdade Anhanguera, destaca que, além do acompanhamento, é necessário manter a documentação em ordem. “É essencial guardar todos os comprovantes e documentos utilizados na declaração por, no mínimo, 5 anos, já que a Receita pode solicitá-los nesse período para conferência. Se houver imposto a pagar, é preciso ficar atento aos prazos, para não incorrer em juros e multa”, explica a Agência Brasil.
Quem tiver imposto a pagar também deve ficar atento aos prazos de quitação. O pagamento pode ser feito à vista ou em parcelas, mas atrasos geram encargos, como juros e multas.
Aqueles que têm valores a receber devem observar o cronograma de restituições, disponível tanto no e-CAC quanto no aplicativo da Receita Federal. Os depósitos são feitos em cinco lotes.
Ou seja, o envio da declaração do Imposto de Renda representa apenas uma das etapas do processo. Manter-se atento ao desenrolar das próximas fases — como a conferência de pendências, correções quando necessárias, organização de documentos e controle dos valores a pagar ou receber — é essencial para evitar dores de cabeça futuras com a Receita.