

Garrett Waggoner, CEO e cofundador da Cirkul, sabe bem como é começar um negócio do zero e com poucos recursos.
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Garrett Waggoner, CEO e cofundador da Cirkul, sabe bem como é começar um negócio do zero e com poucos recursos.
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Aos 34 anos, ele lidera uma startup avaliada em US$ 1 bilhão que transformou o mercado de bebidas nos Estados Unidos com garrafas de água reutilizáveis equipadas com cartuchos de sabor integrados.
Mas o principal conselho que ele oferece hoje aos jovens empreendedores é, curiosamente, uma advertência: “Não siga todos os conselhos que receber.”
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“Sempre que receber conselhos de alguém que já desenvolveu um negócio, certifique-se de interpretá-los sob sua própria perspectiva”, afirma Waggoner ao CNBC.
A trajetória dele e de seu sócio, Andy Gay, ilustra esse ponto. Sem experiência prévia em negócios, os dois lançaram a Cirkul em 2015, logo após a faculdade e buscavam conselhos de todos os lados.
Algumas sugestões foram valiosas como, concentra-se em resolver um problema real em vez de apenas criar um produto legal. Outros conselhos, no entanto, quase desviaram o rumo da empresa. Como a terceirização da produção que não funcionou para a Cirkul.
“Oferecemos algo diferente, e ninguém queria produzir. Fomos obrigados, por necessidade, a fabricar o produto nós mesmos”, relata Waggoner.
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O processo de fabricação própria trouxe seus próprios desafios, mas também aprendizados fundamentais. Hoje, a produção da Cirkul acontece em instalações próprias em Tampa, na Flórida, e Salt Lake City, em Utah.
A lição do CEO Waggoner é clara: em um universo onde todos têm uma opinião, o discernimento pode ser o ativo mais valioso de um empreendedor.
Colaborou: Renata Duque.
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