No exterior, foco do investidor fica sobre o retrato dos preços nos Estados Unidos, medido pelo Índice de Preços ao Consumidor (CPI) de maio. Indicador subiu 0,1% ante abril, enquanto na comparação anual, o avanço foi de 2,4%. Analistas consultados pelo Projeções Broadcast esperavam altas de 0,2% e 2,5%, respectivamente.
Os índices futuros das bolsas de Nova York têm baixas moderadas após fechamento positivo ontem com sinalizações positivas sobre as conversas entre EUA e China. Depois do fechamento em Wall Street, foi anunciado um acordo comercial preliminar, que precisa ser submetido ao aval dos presidentes das duas maiores economias do mundo.
Os destaques Ibovespa futuro hoje
Bolsas europeias caem; bolsas asiáticas fecham em alta
As bolsas europeias sobem nesta manhã de quarta-feira, reagindo ao acordo comercial preliminar entre EUA e China. Às 8h25, a Bolsa de Londres apresentava queda 0,1%, a de Paris caía 0,20% e a de Frankfurt perdia 0,18%.
As bolsas asiáticas fecharam em alta com o avanço nas negociações comerciais que chegaram a um consenso preliminar para resolver restrições chinesas à exportação de minerais raros. O acordo sino-americano ainda precisa ser aprovado pelos presidentes dois países, que haviam trocado acusações de violar a trégua anterior.
O índice sul-coreano Kospi subiu 1,23% em Seul. O Hang Seng avançou 0,84% em Hong Kong. O japonês Nikkei teve alta de 0,55% em Tóquio. O Taiex ganhou 1,02% em Taiwan. Na China continental, o Xangai Composto avançou 0,52% e o Shenzhen Composto, 0,71%. Na Oceania, S&P/ASX 200 da bolsa australiana subiu 0,06% em Sydney.
Dólar cai, petróleo não acompanha e sobe
O dólar hoje recua ante outras moedas de economias desenvolvidas nesta manhã, com CPI dos EUA e do testemunho do secretário do Tesouro.
Os contratos futuros do petróleo passaram a subir mais de 1% nesta manhã após o presidente dos EUA, Donald Trump, dizer que está “menos confiante” sobre a possibilidade de fechar um acordo nuclear com o Irã, em entrevista ao jornal New York Post. Ontem, os preço da commodity caíram, com uma realização de lucros e reagindo ao corte pelo Banco Mundial de suas projeções para as cotações do barril do tipo Brent.
No começo da manhã, o barril do petróleo WTI para julho avançava 1,42% na Nymex, a US$ 65,92, enquanto o do Brent para agosto subia 1,20% na ICE, a US$ 67,68. Os preços da commodity devem impactar ações da Petrobras (PETR3; PETR4), ação importante na carteira do Ibovespa hoje.