Nesta quinta-feira (3), estreia na bolsa de valores um novo ETF (Exchange Traded Fund, fundo atrelado a uma carteira de ativos que busca um retorno semelhante a um índice de referência) que promete tornar mais acessível ao pequeno investidor a estratégia de ações internacionais dos super-ricos. Lançado pela gestora de fundos Buena Vista Capital, o RICO11 replica o desempenho do índice “Bloomberg US Billionaires Investment Select Index” que investe nas 50 maiores companhias dos Estados Unidos e que estão presentes na carteira dos grandes bilionários.
A seleção das ações ocorre por meio de critérios quantitativos e fundamentalistas que priorizam a geração de caixa, consistência de resultados, resiliência e potencial de valorização. A Bloomberg verifica ainda se as empresas estão presentes na carteira de bilionários americanos que possuem um índice de confiança superior ou igual a 3. “Nosso objetivo com o RICO11, é derrubar barreiras de entrada no mercado de ações internacionais. Com apenas R$ 30, qualquer investidor brasileiro pode agora aproveitar a mesma estratégia dos grandes bilionários, sem complicação e com custos competitivos”, afirma Renato Nobile, Gestor e Analista da Buena Vista Capital.
O ETF conta com uma alíquota fixa de 15% de imposto de renda (IR) sobre o ganho de capital que será cobrada apenas na venda das cotas. O fundo de índice possui também uma taxa de administração de 0,55%ao ano. Segundo a Buena Vista Capital, o RICO11 se posiciona como uma alternativa frente aos fundos de ações tradicionais. Contudo, a gestora alerta que, assim como todo investimento de renda variável, o novo ativo está sujeito a riscos de mercado, variações cambiais e oscilações de preço.