Meia-entrada vale para quem está inscrito em cursos oferecidos por instituições públicas ou privadas reconhecidos pelo MEC. (Foto: Adobe Stock)
Com o valor dos eventos culturais cada vez mais altos, qualquer ajuda para fazer o custo não pesar tanto no bolso é bem-vinda. Nos últimos dias, ganharam destaque nas redes sociais o passo a passo de como conseguir a meia-entrada sem ser estudante do ensino fundamental, médio, superior ou pós-graduação — e sem fazer nada ilegal.
Isso porque odocumento para meia-entrada também pode ser emitido por quem está inscrito em cursos oferecidos por instituições públicas ou privadas reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) — muitas delas, inclusive, disponibilizam as formações gratuitamente.
Uma das instituições mais citadas por criadores de conteúdo é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A plataforma oferece diversos cursos gratuitos online, o que chama a atenção não apenas pelo benefício da meia-entrada, mas também pela oportunidade de conquistar uma certificação profissional.
Veja abaixo como se inscrever em cursos gratuitos e garantir sua meia-entrada agora mesmo.
Como se inscrever em cursos online que dão direito à meia-entrada?
Participar desses cursos online oferecidos pelo IFRS é simples: basta acessar o site do instituto e criar uma conta. Após esse primeiro passo, selecione o curso de que mais combina com você e já baixe o comprovante de inscrição. Esse documento será necessário para solicitar a carteirinha de estudante, no passo a passo seguinte.
A lista de cursos contém 14 áreas temáticas, que você pode escolher de acordo com a sua área de formação profissional ou interesse. Dentro dessas seções, estão os cursos relacionados a essas determinadas áreas. Veja as 14 opções:
Ciências Exatas
Ciências Humanas
Educação
Educação a Distância
Gestão e Negócios
Idiomas, Línguas e Literatura
Informática
Infraestrutura
Pré-IFRS: Preparatório para as Provas de Ingresso no IFRS
Produção Alimentícia
Produção Cultural e Design
Recursos Naturais
Turismo e Hospitalidade
Além do IFRS, outras instituições que podem oferecer o benefício da meia-entrada legal e de forma gratuita são o Aprenda +MEC e Fundação Bradesco.
Passo a passo para emitir sua carteirinha de estudante
Tem direito à carteirinha de estudante todos aqueles que estiverem regularmente matriculado em uma instituição de ensino pública ou privada reconhecida pelo MEC. Têm direito ao documento alunos de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, Técnico, Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado. O benefício vale para estudantes a partir de 12 anos, além de jovens e adultos matriculados.
A reportagem utiliza a Carteira de Identificação Estudantil (CIE) como exemplo, mas há diversas entidades autorizadas a emitir o documento. A CIE dá direito à meia-entrada em diversos eventos e locais culturais, como cinemas, teatros, museus, circos, zoológicos, shows, eventos esportivos (como Fórmula 1, UFC e futebol), passeios turísticos e mais atividades.
Para solicitar o documento, basta seguir o seguinte passo a passo:
Acesse o site do CIE;
Escolha entre as opções “Carteirinha física no valor de R$ 58,90” ou “Carteirinha virtual no valor de R$ 35,90”;
Preencha os dados cadastrais;
Escolha a forma de pagamento;
Preencha os dados de estudante com nome da instituição, grau de escolaridade e nome do curso;
Forneça um e-mail válido;
Envie uma foto 3×4;
Envie uma foto do documento de identidade (RG);
Envie o comprovante de matrícula adquirido no site do IFRS.
Após o envio dos documentos, basta aguardar a análise e a confirmação. Vale lembrar que, ao preencher os dados, é de extrema importância que o e-mail seja válido, pois todas as informações seguintes sobre a carteira de estudante serão enviadas por lá.
Como fazer a carteirinha de estudante virtual?
A carteirinha virtual para estudantes pode ser obtida junto à instituição autorizada a emitir o documento. Basta escolher a versão digital, que, inclusive, costuma ter preços mais baixos que o item físico. O estudante que opta pela carteirinha física, porém, recebe junto a versão virtual da carteirinha.