

O Ibovespa futuro abriu esta segunda-feira (7) em queda de 0,27%, aos 143.385 pontos. As atenções do mercado estão em acordos tarifários dos EUA. Investidores também acompanham novas projeções para a economia do boletim Focus.
Publicidade
O Ibovespa futuro abriu esta segunda-feira (7) em queda de 0,27%, aos 143.385 pontos. As atenções do mercado estão em acordos tarifários dos EUA. Investidores também acompanham novas projeções para a economia do boletim Focus.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
As bolsas de valores internacionais enfrentam cautela nesta manhã, à espera do discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre os acordos tarifários a diversos países. O anúncio acontece a partir das 13h (horário de Brasília), com cartas a parceiros que ainda não tenham firmado pactos com seu governo.
Além disso, o presidente dos Estados Unidos ameaçou os países ligados ao Brics com uma tarifa adicional de importação de 10%. “Qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do Brics será submetido a uma tarifa adicional de 10%. Não haverá exceções a essa política”, escreveu o republicano na rede Truth Social na noite do domingo (6).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A ameaça de Trump aos países do Brics e a queda do minério de ferro podem pressionar o principal índice da B3, após o índice renovar sua máxima histórica na sexta-feira (4), aos 141.263,56 pontos, acumulando ganho de 3,21% na semana passada.
Nesta manhã, o boletim Focus trouxe a sexta queda consecutiva do IPCA em 2025. A mediana das projeções para a inflação brasileira em 2025 caiu de 5,20% a 5,18%, acima do teto da meta (4,50%). Para os juros brasileiros, o boletim Focus espera que a Selic continue em 15% ao final de 2025, mesmo patamar da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Nesta semana, será conhecido o IPCA de junho no calendário econômico da semana.
O mercado hoje reage ainda à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender os decretos do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e marcar uma audiência de conciliação entre governo e Congresso para o dia 15 de julho.
No câmbio doméstico, o dólar hoje abriu em alta de 0,33%, negociado a R$ 5,4428. A moeda americana deve acompanhar a valorização do dólar no exterior em meio a expectativas dos anúncio tarifários nos Estados Unidos.
Entre as commodities hoje, o minério de ferro no mercado futuro da Dalian Commodity Exchange, para setembro de 2025, fechou em queda de 0,68%, cotado a 731 yuans por tonelada, o equivalente a US$ 102,01. Enquanto isso, os preços do petróleo caem levemente em torno de 0,10%.
Publicidade
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
* Com informações de Silvana Rocha e Luciana Xavier, do Broadcast
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador