Saiba como economizar nas férias com essas dicas. Foto: Adobe Stock
Chegou o mês de julho e, com ele, as férias escolares. Nessa época, a criançada toma conta de casa, pronta para se divertir e os pais aproveitam para curtir um tempo em família. Seja para descansar, viajar ou aproveitar momentos de lazer, é um período que pode se tornar um desafio e pesar no bolso.
Sem o planejamento certo, as férias ultrapassam o orçamento. Felizmente, é possível curtir esse momento sem comprometer as finanças. Com algumas estratégias simples e escolhas conscientes, dá para economizar e ainda assim aproveitar ao máximo esse tempo de descanso. Abaixo, com base em publicação da Enel, veja 4 dicas.
1. Evite ligar vários equipamentos ao mesmo tempo
É televisão, celular, computador, não dá para ligar tudo ao mesmo tempo. Essa atitude, além de elevar a conta, aumenta o risco de quedas de energia, e não é nada sustentável. Uma dica extra é: terminou de usar? Não esqueça de tirar da tomada. Enquanto está conectado, os aparelhos continuam consumindo energia.
2. Chega de telas
Além dos impactos no desenvolvimento das crianças, o uso excessivo de dispositivos eletrônicos representa um custo maior de energia. Estimular atividades fora do mundo digital, como brincadeiras ao ar livre ou jogos de tabuleiro, não apenas contribui para o bem-estar infantil como também ajuda a reduzir o consumo doméstico.
3. Cuidado com o aquecedor
O aquecedor deixa a casa mais quente, mas pode aumentar, e muito, a conta de luz, em especial no período de julho que fica ligado por mais tempo. O E-Investidor traz 5 dicas de como economizar no inverno, mas sem abrir mão do aparelho, confira na íntegra aqui.
4. Cuide do forno elétrico
Por fim, vamos falar do forno elétrico. Assim como aquecedor, ele não é o vilão, mas deve ser usado com parcimônia. Nas férias, os lanchinhos aumentam e muitos apelam para a praticidade do forno elétrico. Tudo bem usar, mas controle o tempo, para economizar.