A alta do dólar será atenuada nos próximos meses porque a política monetária extraordinária do Fed não resultará em inflação sustentada, disseram eles no Fórum Reuters Global Markets.
Autoridades do Fed disseram que o banco central vai ignorar as pressões de preços que devem se acumular nos próximos meses e deixar a economia “aquecer” para encorajar mais contratações.
O risco de uma espiral fora de controle da inflação é limitado, porque os preços em alta restringiriam a demanda, e o Fed pode, eventualmente, contar com seu kit de ferramentas, incluindo a orientação futura e controle da curva de juros, para controlar os preços.
“A inflação que estamos vendo não é uma inflação de estagnação em espiral de salários e preços, é uma inflação de recuperação e transitória”, disse Jeffrey Halley, analista de mercado sênior para a Ásia-Pacífico da Oanda.
Halley espera que o dólar termine o ano em baixa, com o iene japonês chegando a 112,00 por dólar. Atualmente, a moeda japonesa está em 108,99.
Há uma possibilidade real de que os rendimentos dos títulos continuem subindo, mas o Fed não precisa aumentar os juros para combatê-la, disse Kristina Hooper, estrategista-chefe de mercado global da Invesco.