

O Ibovespa futuro abriu esta sexta-feira (18) em queda de 0,23%, aos 136.470 pontos. As atenções do mercado estão nas tensões entre os governos brasileiro e americano, além da operação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Publicidade
O Ibovespa futuro abriu esta sexta-feira (18) em queda de 0,23%, aos 136.470 pontos. As atenções do mercado estão nas tensões entre os governos brasileiro e americano, além da operação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
As bolsas de valores internacionais operam em leve alta nesta manhã após Wall Street atingir novas máximas históricas no último pregão. Os mercados reagem a balanços americanos (como 3M e American Express) e aos desdobramentos da política tarifária do governo Trump.
As altas dos futuros de NY, petróleo (cerca de 0,80%) e minério (0,38%) tendem a ajudar o Índice Bovespa hoje, mas não afastam as preocupações com a ofensiva tarifária de Donald Trump, que ainda não respondeu à carta enviada pelo Brasil ao escritório de representação comercial americano. Por outro lado, declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra a política de Trump ganham destaque (veja mais abaixo).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No câmbio, o dólar hoje abriu em alta de 0,26%, negociado a R$ 5,5615. A influência externa da moeda americana é de baixa sobre o mercado de câmbio doméstico nesta manhã, mas as tensões políticas e comerciais do Brasil com os Estados Unidos podem gerar cautela.
Em cadeia nacional de rádio e TV na noite de quinta-feira (17), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou o tarifaço dos EUA de “chantagem inaceitável”, criticou políticos que apoiam a iniciativa — classificando-os de “traidores da Pátria” — e disse que não há “vencedores em guerras tarifárias”. Lula disse à CNN Internacional que as big techs americanas devem ser tributadas no Brasil.
A Polícia Federal (PF) cumpre mandados contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na manhã desta sexta-feira em Brasília. Por ordem do ministro Alexandre de Moraes, o ex-presidente também ficará submetido a “medidas restritivas”, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica e proibição do uso de redes sociais, segundo apurou o Estadão.
A PF apontou que Bolsonaro tem atuado para dificultar o julgamento do processo do golpe e disse que as ações poderiam caracterizar crimes de coação no curso do processo, obstrução de Justiça e ataque à soberania nacional.
Além de Trump, o governo pode ter mais dor de cabeça com o Congresso após Lula ter vetado o aumento do número de deputados federais, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, manter parcialmente o decreto do governo que elevou alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) – veja como fica a cobrança do IOF após a decisão de Moraes.
Aliados do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmam que o governo Lula não terá paz a partir de agosto, quando deputados e senadores voltarem do recesso parlamentar.
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
Publicidade
*Com informações de Luciana Xavier e Silvana Rocha, do Broadcast
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador