Thiago Maffra, CEO da XP Inc. (Foto: Reginaldo Martins/XP)
Responsável por popularizar o modelo de assessorias de investimento no Brasil, a XP agora tem um novo foco. É o “atendimento de excelência”, que passa por diversificar o tipo de serviço e modelo de cobrança oferecido aos clientes. Na prática, isso significa olhar além dos assessores e colocar um pé no segmento de consultorias, que vive um boom este ano, para capturar um investidor que não quer mais ser cobrado via comissionamento.
Em junho, a XP lançou seu braço de consultoria para atender clientes de alta renda, aqueles com mais de R$ 1 milhão em investimentos, dentro de uma estratégia para ser multicanal. O modelo é pensado para olhar o planejamento financeiro de forma ampla, para além da alocação de produtos, incluindo planejamento tributário, de sucessão, offshores, seguros. E com uma remuneração fixa dos consultores, para não depender do comissionamento vindo da venda de produtos, como acontece nas assessorias.
A estratégia da companhia é oferecer diferentes serviços de atendimento para que o investidor escolha como quer se relacionar com a plataforma – e pagar pelo serviço.
“Somos agnósticos ao modelo. Temos que oferecer o que é melhor para o cliente, independente de qual é a remuneração do assessor e da XP”, disse Thiago Maffra, CEO da companhia ao E-Investidor nesta sexta-feira (25) durante a Expert XP 2025.
A meta da XP é chegar a R$ 50 bilhões em ativos sob custódia em cinco anos na consultoria. Não será o foco da empresa para os próximos anos, diz o CEO, mas é o que mais deve crescer, ajudando na “3ª onda de expansão” do mercado e da companhia.
A XP hoje tem cerca de 11,5% de market share do mercado de investimentos e quer chegar a 20% até 2033. “É esse serviço de excelência que vai fazer com que os clientes saiam dos bancos”, afirmou Maffra.