Os principais assuntos para ficar atento no Ibovespa hoje (Foto: Adobe Stock)
A terça-feira (29) começa com os principais mercados acionários subindo em Nova York e na Europa, diante das expectativas sobre as negociações tarifárias entre Estados Unidos e China em Estocolmo, na Suécia – embora, até o momento, não exista nada de novo no radar.
Fora do mundo dasbolsas de valores, o dólar hoje avança levemente frente às demais moedas, mesmo após três altas seguidas. Os rendimentos dos Treasuries(títulos públicos americanos) exibem viés de baixa.
Entre as commodities hoje, os contratos futuros do petróleosustentam os ganhos de ontem, enquanto os preços futuros do minério de ferro se recuperam da queda recente e subiram 0,63% na madrugada em Dalian, na China, aos US$ 111,17 por tonelada.
No mercado financeiro brasileiro, faltando três dias para a entrada em vigor das tarifas americanas sobre produtos brasileiros, sem nenhum acordo, o clima ainda é de insegurança entre os investidores – mesmo diante da melhora no ambiente externo.
Neste sentido, as notícias dão conta que o governo intensificou as negociações, com o vice-presidente Geraldo Alckmin em contato com autoridades americanas e o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, propondo medidas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) para reduzir os impactos nos setores mais afetados: alimentos e a Embraer (EMBR3), por exemplo, poderiam ficar de fora do tarifaço de Donald Trump.