Inflação afeta o seu investimento. Foto: Adobe Stock
Para o ex-diretor de Política Monetária do Banco Central e atual gestor da Itaú Janeiro, Bruno Serra, as tarifas mais altas impostas por Donald Trump às importações do Brasil devem começar a ter impacto no Brasil e que isso será bom para a inflação. Serra participa de evento organizado pela Porto Seguro Asset, em São Paulo.
Ao começar sua fala, o ex-diretor do BC revisitou as avaliações iniciais, que davam conta de que com as tarifas de Trump, o resto do mundo teria um choque desinflacionado de bens.
“A América nos consumiu um terço do consumo global de bens, então tudo que está mais caro é mandado para os Estados Unidos, por tentar enfiar com 10%, 30% no Brasil e na União Europeia, 10%, 15%, 20%. Esse foi o trade, a discussão, a narrativa de dois meses atrás. Mas ele ainda não se realizou do lado da inflação porque todo mundo e todas as cadeias de valor jogaram o que podiam de exportação para os Estados Unidos para não pagar a tarifa. O mundo inteiro fez isso e a importação americana explodiu para a tarifa. Agora que a gente vai começar a ver esse movimento começar a bater na inflação”, disse o economista.
Na Europa e na Inglaterra, de acordo com Serra, as tarifas atrapalharam a dinâmica da inflação. “Agora a gente acha que isso vai começar a fazer preço, no Brasil inclusive, e aí vai ter um momento bom para a inflação”, disse.