A Sabesp (SBSP3) reportou lucro líquido de R$ 2,136 bilhões no segundo trimestre de 2025. A cifra representa uma alta de 76,6% em relação ao resultado registrado em igual intervalo de 2024. Já o Ebitda da companhia cresceu 29,4% na mesma base comparativa, para R$ 3,890 bilhões.
A receita líquida, por sua vez, atingiu R$ 8,965 bilhões, crescimento anual de 32,8%. A receita líquida com serviços de saneamento, considerando o Fundo de Apoio à Universalização do Saneamento no Estado de São Paulo (FAUSP), foi de R$ 5,635 bilhões, 3% maior do que no segundo trimestre de 2024. Os resultados da Sabesp foram impulsionados por alguns fatores, segundo o CFO da companhia, Daniel Szlak. Entre eles o aumento tarifário promovido em maio de 2024. “Foram quase dois meses inteiros com a tarifa mais alta do que no mesmo período do ano anterior. Isso representa cerca de R$ 200 milhões”, explica o executivo em entrevista ao Broadcast.
Szlak destaca também a redução de descontos para grandes clientes, que contribuiu com mais cerca de R$ 110 milhões para o resultado. Além disso, a Sabesp antecipou os repasses municipais no ano passado, quando os novos contratos de concessão foram assinados, o que reduz os valores deste ano. Os drivers positivos incluem ainda os menores custos com passivos judiciais e com pessoal após o Programa de Demissão Voluntária (PDV) promovido pela companhia. No segundo trimestre, houve uma redução anual de R$ 77 milhões (10%) nas despesas com funcionários, segundo o release de resultados.
A empresa atribui o movimento, principalmente, à queda de 11% no número de empregados. Diante de todas essas iniciativas, os custos e despesas (opex) da Sabesp somaram R$ 2,030 bilhões no trimestre, um recuo anual de 19% e de R$ 476 milhões. O principal fator para essa queda veio de R$ 399 milhões em despesas gerais e administrativas, compostos por R$ 200 milhões em provisões legais e R$ 96 milhões em antecipações de repasses a fundos municipais, além da redução com pessoal. No acumulado do ano, a redução foi de R$ 702 milhões (14%).
Enquanto isso, o aumento de 2% no consumo e a adição de 161 mil novas ligações impulsionaram a receita. “Além de todos esses fatores, temos o nosso programa de eficiência operacional, que ao somar a contribuição de várias iniciativas, representa um valor considerável”, finaliza o CFO da Sabesp.