Câmara aprova urgência de votação sobre projeto relacionado ao IR. Foto: Adobe Stock
O 4º lote da restituição do Imposto de Renda (IR) está liberado para consulta desde as 10h desta sexta-feira (22), permitindo que o beneficiado verifique se seus dados estão entre os contemplados ou se receberá no próximo e último lote da Receita Federal. Os contribuintes que foram selecionados para receber neste penúltimo grupo, terão acesso ao valor a partir do dia 29 de agosto, semana que vem. Leia como e onde o dinheiro será depositado.
A Receita estabelece uma ordem de prioridade para o pagamento da restituição do IR, que é dividido em 5 lotes. Os primeiros a receber foram os idosos com 80 anos ou mais, seguidos pelos contribuintes com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e aqueles que possuem doenças graves. Na sequência, tiveram prioridade os brasileiros cuja principal fonte de renda é o magistério.
Depois, entram na fila aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida e escolheram por receber a restituição via Pix, optando pela utilização de ambos os recursos. Logo após, são contemplados os que utilizaram a declaração pré-preenchida ou escolheram o Pix como forma de recebimento, usando somente um dos recursos.
Dentro de cada um desses grupos, a prioridade é determinada pela ordem de entrega da declaração, ou seja, quem declarou primeiro recebe antes. Veja a tabela resumida:
Onde a restituição é depositada?
A restituição só pode ser creditada em uma conta bancária (corrente, poupança ou pagamento) que esteja vinculada ao Cadastro de Pessoa Física (CPF) do titular da declaração. Caso o contribuinte tenha optado por receber via Pix, a chave utilizada obrigatoriamente deve ser o CPF.
“Se você informar uma conta bancária com CPF diferente do titular da declaração, a restituição não será paga e você terá de reagendar o crédito da restituição com a Central de Atendimento do Banco do Brasil (4004-0001 para capitais ou 0800-729-0001 para demais localidades), informando uma conta válida”, escreveu a Receita.
Qual o calendário de pagamentos da restituição?
Os pagamentos da restituição do Imposto de Renda 2025 seguem o cronograma oficial da Receita, com início em 30 de maio e conclusão em 30 de setembro. Confira as datas dos últimos e próximo lote:
Publicidade
O contribuinte deve consultar a restituição do IR pelo site da Receita Federal ou pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”.
O que acontece com a restituição se a minha declaração cair na malha fina?
Se forem identificadas inconsistências na declaração, ela será retida na malha fiscal, popularmente conhecida como malha fina do Imposto de Renda, para uma análise detalhada. Enquanto estiver nessa situação, a restituição não será paga. No entanto, se a Receita concluir que não há pendências, a declaração será liberada e seguirá para a fila de pagamento, obedecendo os mesmos critérios de prioridade.